A erupção vulcânica em Tonga causou o fluxo subaquático mais rápido já registrado: 122 km/h!

O evento de janeiro de 2022 continua a somar recordes: agora confirmam que a corrente de densidade obtida foi 50% mais rápida do que qualquer outra registrada anteriormente.

erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
Hunga-Tonga Hunga-Ha'apai deixou vários recordes, incluindo a pluma de erupção mais alta já registrada.

Um grupo internacional de investigadores revelou que a erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, que ocorreu em 15 de janeiro de 2022 no arquipélago de Tonga, desencadeou um fluxo de detritos subaquáticos altamente destrutivo e rápido nunca antes visto, de acordo com informações na última quinta-feira (07) divulgadas pelo Instituto de Pesquisa Hídrica e Atmosférica da Nova Zelândia.

Em uma pesquisa publicada recentemente na revista Science, foi noticiado que no momento em que o material vulcânico foi expelido para o oceano, foi produzida uma enorme torrente de cinzas, rochas e gases que percorreu mais de 100 quilômetros pelo fundo do mar, atingindo velocidades de até 122 km/h.

Os cientistas explicaram que esta “corrente de densidade” foi 50% mais rápida do que qualquer outra registada anteriormente.

Da mesma forma, mencionaram que a corrente piroclástica modificou o fundo marinho ao redor do vulcão, removendo cerca de 10 quilômetros cúbicos de material rochoso. Como resultado, foram criados canais e canais com mais de 100 metros de profundidade.

Lembremos que este evento já quebrou muitos recordes, incluindo:

• A altura atingida da coluna eruptiva: 58 km;
  • a maior perturbação atmosférica da história instrumentada;
  • a tempestade mais intensa: 2.600 raios por minuto.

Rastreando a destruição em cabos submarinos

A equipe de pesquisa baseou-se nos locais e no momento dos danos a dois cabos submarinos para calcular a velocidade do fluxo de detritos.

Havia dois cabos operacionais perto do vulcão, um ligando Tonga à Internet global e outro distribuindo este serviço às ilhas locais. O cabo doméstico, a 50 quilômetros de Hunga-Tonga, foi o primeiro a cair, 15 minutos após o início do evento eruptivo principal. O cabo internacional, a cerca de 70 quilômetros de distância, chegou cerca de uma hora depois. Eles detalharam que a força do fluxo destruiu um total de quase 200 quilômetros de cabos submarinos de telecomunicações.

erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha'apai
Imagem tirada pelo satélite meteorológico Himawari-8 mostrando a erupção do vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha'apai. Fonte: Agência de Meteorologia do Japão/AP

Para colocar essas velocidades no contexto de outras correntes de densidade, BBC indica que uma avalanche de neve em uma montanha pode atingir até 250 km/h; e o clássico fluxo de detritos de um vulcão terrestre, denominado fluxo piroclástico, pode atingir até 700 km/h. Mas estes são fenómenos em que partículas suspensas empurram o ar. No caso dos fluxos subaquáticos de Tonga, eles se moviam através da água, o que demonstra sua densidade e força.

O que é impressionante é que o Cabo Internacional de Tonga fica em um vale no fundo do mar ao sul do vulcão, o que significa que o fluxo tinha força suficiente para subir colinas por enormes cristas e depois descer novamente”, disse a cientista Emily Lane, do estudo.

Reforçar a segurança das ligações subaquáticas

O que aconteceu em Hunga-Tonga tem implicações para as empresas que operam a rede global de cabos submarinos. Mais de 99% de todo o tráfego de dados entre continentes passa por estas ligações, incluindo transferências diárias de dinheiro no valor de biliões de dólares, refere a BBC.

O pesquisador Mike Clare, coautor do trabalho, disse que “as descobertas deste importante estudo” estão sendo utilizadas por empresas que fabricam cabos submarinos com o objetivo de “projetar redes de comunicações mais resistentes em regiões vulcanicamente ativas”. Além disso, reiterou que este meio de comunicação interoceânica é “uma parte fundamental das nossas vidas”, pelo que é necessário garantir a sua segurança.