Onda de choque da erupção em Tonga foi sentida pelo mundo

A violenta erupção vulcânica no sudoeste do Oceano Pacífico perto de Tonga no sábado (15), enviou ondas de choque pela atmosfera que viajaram por todo o mundo, além de provocar ondas de tsunami a milhares de quilômetros de distância.

Erupção Tonga
A forte erupção vulcânica em Tonga no último sábado (15) provocou ondas de choque que se propagaram pela atmosfera em todo o mundo. Imagem: Divulgação.

A forte erupção de um vulcão próximo a Tonga, no sudoeste do Oceano Pacífico, no último sábado (15) provocou tsunamis em várias regiões do Pacífico, além de propagar ondas de choque pela atmosfera que percorreram todo o planeta!

A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, em Tonga, foi uma das mais violentas a ser registrada por satélites. Dado preliminares sugerem que essa foi a maior erupção desde o Monte Pinatubo, há mais de 30 anos

O vulcão subaquático Hunga Tonga-Hunga Ha'apai localizado a 65 km ao norte da capital de Tonga, Nuku'alofa, no Oceano Pacífico Sul, já apresentava sinais de atividade há algumas semanas, com a ocorrência de algumas explosões moderadas e plumas de fumaça que por vezes eram expelidas. Porém, no sábado (15) uma erupção violenta e repentina chocou o mundo!

O estrondo sônico da erupção pode ser ouvido a milhares de quilômetros, desde partes da Nova Zelândia até mesmo na costa do Alasca, a 10 mil quilômetros de distância! Moradores de Tonga que relataram ter ouvido a erupção vulcânica descreveram o som como violento, parecido com bombas explodindo ou trovões muito altos.

A erupção foi tão intensa que foi registrada do espaço pelos satélites que monitoraram a Terra. Nas imagens é possível ver a força da explosão que elevou uma grande nuvem de cinzas, gases e vapor d’água numa altura de 20 km na atmosfera. Nas imagens de satélite é possível notar o momento da erupção, quando a grande coluna de gases se expandem na atmosfera num raio de 260 km. Além da grande pluma de fumaça e vapor, é possível notar uma onda de choque emanando do centro da erupção.

As ondas geradas, chamadas de ondas de gravidade ou de pressão, percorreram o mundo e puderam ser registradas em diversas regiões do planeta! Meteorologistas de diversos países observaram uma súbita alteração nos valores de pressão atmosférica nos registros das estações meteorológicas de monitoramento , à medida que essa onda viajava pelo planeta. Essas alterações foram observadas em países como Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Japão, Suíça e Finlândia.

Tsunamis pelo mundo!

Ondas de tsunami foram desencadeadas pela violenta explosão submarina e se propagaram por todo o Oceano Pacífico. Os primeiros locais atingidos, e os mais prejudicados, foram as pequenas ilhas que constituem Tonga, onde ondas de mais de um metro foram invadindo ruas, casas, igrejas e lojas, além de interromper praticamente todos os meios de comunicações das ilhas. Até o momento, nenhuma vítima fatal foi confirmada.

As ondas percorreram o vasto oceano Pacífico e chegaram a costa leste do Japão, Nova Zelândia, Austrália, Chile, Peru, Equador, costa oeste dos Estados Unidos e Canadá. No Japão, mais de 210.000 pessoas receberam ordens de evacuação devido aos tsunamis e ondas de mais de 2 metros foram observadas na prefeitura de Iwate.

As ondas geradas pela erupção também invadiram a costa oeste dos Estados Unidos em vários pontos, como em Santa Cruz, Califórnia, onde calçadões e ruas foram invadidos pelo oceano. No Peru duas mulheres morreram afogadas após as grandes ondas resultantes da erupção atingirem a costa norte do país.