Pesquisa internacional mostra aumento significativo nos extremos climáticos na floresta entre 1980 e 2010. Fenômeno tem relação com mudanças na temperatura dos oceanos e pode se agravar com o aquecimento global.
Pesquisa internacional mostra aumento significativo nos extremos climáticos na floresta entre 1980 e 2010. Fenômeno tem relação com mudanças na temperatura dos oceanos e pode se agravar com o aquecimento global.
Pesquisadores descobriram adaptações anatômicas similares em fósseis do Brasil e da Mongólia, ilustrando um caso notável (e muito raro) de evolução convergente em locais distintos do planeta.
Em todo o planeta, o clima está ficando mais quente. As warming stripes mostram isso de forma simples e poderosa — e desde 2019 têm um dia global: o #ShowYourStripes Day.
Segundo um novo estudo, uma substância encontrada em planta da medicina tradicional chinesa mostra potencial para proteger as células contra infecções virais respiratórias. Saiba mais aqui.
Atuando como um difusor, a luz é espalhada em todas as direções, fazendo com que a luz tenha uma estrutura tridimensional irregular. Saiba mais aqui!
Pesquisa da UFPA mostra que até em cenários otimistas de emissões de carbono, espécies já ameaçadas da Amazônia poderão perder até 100% de seu habitat natural.
Uma equipe da Universidade da Flórida descobriu duas vias neurais, da amígdala ao estriado ventral, que determinam se um odor é percebido como uma ameaça ou um lembrete. A descoberta revela mecanismos-chave da evitação olfativa.
Um novo estudo examinou décadas de tempestades de rios atmosféricos na Costa Oeste dos EUA para identificar quais condições levam a inundações catastróficas - como a umidade presente no solo.
Os raios não causam só destruição em florestas tropicais. pesquisas recentes revelam também efeitos positivos inesperados, que vão desde a eliminação de parasitas até a melhoria da reprodução de certas espécies.
O Rio Grande do Sul está enfrentando um novo evento extremo de chuva nesta semana, com previsão de acumulados superiores a 200 mm, enchentes e alagamentos. Entenda a configuração da atmosfera.
O Dia Mundial das Tartarugas Marinhas não é apenas um dia de conscientização, mas também um apelo para garantir que essas criaturas majestosas e ancestrais continuem nadando em nossos oceanos.
Uma série de sinais de rádio detectados por um experimento no Continente Branco tem intrigado os cientistas. As ondas, que parecem se originar de dentro da Terra, não se encaixam nos modelos atuais da física de partículas e podem estar revelando fenômenos até então desconhecidos.