2024 pode ser o ano em que a humanidade ultrapassará pela primeira vez o limite de 1,5ºC

O El Niño continuará a alimentar a possibilidade de que 2024 seja o primeiro ano em que a temperatura média global ultrapasse o limite acordado em 2015 em Paris.

Planeta doente
As alterações climáticas são o principal desafio que a humanidade enfrenta. E, como tal, requer medidas drásticas, não remendos.

O ano que acaba de começar pode ser o primeiro em que a temperatura média global da superfície excede o limiar de 1,5°C mais quente do que a era pré-industrial, informou o Met Office do Reino Unido.

Essa previsão está em linha com a feita em Julho do ano passado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO), quando confirmou que se estava a desenvolver um evento El Niño.

“O início do El Niño aumentará significativamente a probabilidade de quebrar recordes de temperatura e provocar calor mais extremo em muitas partes do mundo e nos oceanos”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Nesta ocasião, o British Met Office afirmou que “Pela primeira vez, prevemos uma possibilidade razoável de um ano que exceda temporariamente 1,5°C”.

previsão Met Office
O Met Office prevê que a temperatura média global em 2024 estará entre 1,34°C e 1,58°C (com uma estimativa central de 1,46°C) acima da temperatura média pré-industrial.

No Acordo de Paris de 2015, as autoridades de todo o mundo concordaram em tentar evitar temperaturas globais superiores a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Ultrapassá-la temporariamente não representa uma violação deste acordo, embora sem dúvida o primeiro ano com uma temperatura média global acima de 1,5°C será um marco na história climática do nosso planeta.

Superando 1,5°C

Os 10 anos mais quentes de que há registo foram os últimos 10, e tudo indica que 2024 poderá entrar na lista dentro de um ano... e em primeiro lugar.

Esta não será a primeira vez que o planeta regista temperaturas superiores a 1,5°C, dado que houve vários meses onde foram registadas temperaturas recordes, superiores a esse valor. Mas só se passaram meses, não um ano civil. Desde julho de 1998, já o ultrapassaram há mais de 30 meses, mas sempre temporariamente.

Soluções baseadas na natureza
As cidades do futuro terão de fazer todo o possível para reduzir os efeitos do aumento das temperaturas. Soluções baseadas na natureza são uma opção possível e econômica.

Em 2023, o planeta registou as temperaturas mais quentes alguma vez registadas. Os meses de julho, agosto e setembro juntos constituíram o período de três meses mais quente já registrado, e cada um desses meses foi o julho, agosto e setembro mais quente já registrado.

Julho de 2023 foi 0,24°C mais quente do que qualquer julho anterior registrado pela NASA, tornando-o o mês mais quente já registrado.

E muito antes do esperado, 17 de novembro foi o primeiro dia em que a anomalia de temperatura ultrapassou os 2°C, segundo dados provisórios.

Se as tendências atuais se mantiverem, é provável que ultrapassemos permanentemente os 1,5°C em comparação com os valores pré-industriais na década de 2030. E se nada mudar o panorama, ultrapassaremos permanentemente os 2°C na segunda metade da década de 2040.

Qual é a diferença entre um aquecimento de 1,5°C e 2°C?

Um aquecimento de 1,5°C ou mais agravará os impactos do calor, da precipitação e da seca. E a partir de 1,5°C, por cada décimo extra de aquecimento teremos mais acontecimentos extremos e as desigualdades existentes seriam exacerbadas.

Além disso, o custo de adaptação a aumentos de temperatura mais elevados aumenta exponencialmente.

De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), um episódio de calor extremo, que ocorre uma vez por década em um clima sem influência humana, ocorreria 4 vezes por década com 1,5°C de aquecimento, e quase 6 vezes por década com 2°C. Isso terá impacto não apenas na saúde, mas também na produtividade.

Além disso, uma atmosfera mais quente também pode reter mais umidade, levando a precipitações mais extremas, que aumentam o risco de inundações. E isto, por sua vez, aumenta a evaporação, o que provoca secas mais intensas.

Adaptação ao clima
Os humanos têm potencial para se adaptar ao novo clima. Muitas espécies animais e vegetais não o fazem, e estarão condenadas à extinção.

A vida selvagem que se adaptou a um clima estável durante milhares de anos teria dificuldade em sobreviver a aumentos abruptos de temperatura.

Em palavras simples, esse meio grau de diferença pode determinar um planeta que ainda é adequado para os humanos e um que certamente não o será.