Recém-descoberta cidade de Peñico, no Peru, com cerca de 3,8 mil anos, revela civilização resiliente: mostra ligações culturais entre costa, Andes e Amazônia e cooperação em resposta às mudanças climáticas.
Recém-descoberta cidade de Peñico, no Peru, com cerca de 3,8 mil anos, revela civilização resiliente: mostra ligações culturais entre costa, Andes e Amazônia e cooperação em resposta às mudanças climáticas.
Essas espécies, que vivem por milhares de anos ou reiniciam seu ciclo de vida como se renascessem, fascinam a ciência, desafiando o que sabemos sobre o envelhecimento.
Um novo estudo publicado na revista Cell descreve DNA bacteriano datado de 1 milhão de anos que foi encontrado em restos de mamute, tornando-se a evidência mais antiga já encontrada.
Uma descoberta de resina de árvore fossilizada, conhecida como âmbar, foi feita no Equador com insetos presos dentro dela, permitindo que pesquisadores tenham um vislumbre dos ecossistemas do período Cretáceo da América do Sul.
Os lagartos possuem adaptações notáveis que lhes permitem sobreviver a incêndios florestais, oferecendo pistas essenciais para compreender a resiliência ecológica e orientar estratégias de conservação da biodiversidade. Fique aqui a saber mais!
Estudo da UFMG alerta para a presença de micro e nanoplásticos em aquíferos, apontando o uso agrícola de plásticos e biossólidos como fontes significativas da poluição subterrânea.
Nas paisagens em miniatura vistas através das janelas que aparecem pintadas em alguns quadros, vemos céus ricos em nuances, com uma grande variedade de elementos atmosféricos.
Nunca é tarde para melhorar sua saúde, mas é importante fazê-lo. Harvard confirma que comer bem depois dos 40 não só previne doenças, como também aumenta a probabilidade de chegar aos 70 com saúdes física e mental.
Pesquisa que analisou nove países ao longo de 20 anos mostra que os benefícios à saúde pública dependem da integridade florestal nas áreas protegidas por povos indígenas.
Uma circulação vigorosa no Pacífico teve um efeito particular no Oceano Antártico, mostrando-nos se os níveis de dióxido de carbono eram mais elevados nas anteriores Idades do Gelo.
Descoberta feita por pesquisador brasileiro reúne duas metades de um fóssil separadas entre museus da Alemanha e do Reino Unido e revela um rincocéfalo arborícola desconhecido até então.
Descoberta amplia significativamente o conhecimento sobre o gênero Pseudisobrachium no Brasil e destaca a importância das coleções científicas e da conservação da biodiversidade amazônica.