Por que o planeta Terra é chamado assim? Veja a origem do seu nome

A Terra formou-se há mais de 4,55 bilhões de anos e a vida começou a existir cerca de um bilhão de anos depois. Atualmente, é o único planeta onde há relatos de vida, mas você sabe de onde vem o seu nome?

Terra
Em todos os idiomas, a palavra "Terra" reflete a conexão das culturas antigas com o solo e a natureza, destacando a importância da terra na vida cotidiana e na mitologia.

Muitos dos planetas que nos rodeiam devem seu nome a deuses romanos ou gregos, como é o caso de Marte, Saturno ou Júpiter. No entanto, poucas pessoas sabem por que nosso planeta, Terra, é chamado assim.

Embora seja verdade que não há uma teoria clara sobre a origem do seu nome, vamos desvendar a conexão linguística que esse termo tem em todas as línguas, já que todas elas têm algo em comum.

A resposta está na etimologia da palavra "Terra"

E seja qual for o idioma, em todos os casos o termo "Terra" é derivado de uma palavra cujo significado é "solo", "terra" ou "criação". No caso da nossa língua, o termo vem do latim “terra”, que por sua vez deriva de uma palavra indo-europeia cujo duplo sentido é “parte seca” ou “oposto da parte com água”.

No último Canto do Inferno da Divina Comédia, Dante Alighieri se refere ao nosso planeta como "a grande seca".

Além disso, vem do verbo "torror", que significa secar ou queimar, então pode vir da filosofia pré-socrática, onde se pensava que a terra surgiu da água que secou.

youtube video id=7hYwGIZlr2k

Sua origem em inglês, russo ou alemão é a mesma que em espanhol

Se falarmos em outros idiomas, acabaremos praticamente no mesmo lugar. Por exemplo, no caso do russo, o termo "Terra" vem da raiz pró-eslava de terra, que significa "sob" ou "fundo"; enquanto em inglês deriva da palavra anglo-saxônica "erda", e seu equivalente alemão é "erde". Em turco usamos "dünya" e em holandês "aarde". Em todos os casos significa 'terra' ou 'solo', e essa parece ser a origem do nome do nosso planeta.

De qualquer forma, esse termo remonta ao período anglo-saxão no País de Gales e na Inglaterra, após o colapso do Império Romano, onde também poderia se referir à vida emergente e aos ancestrais que haviam sido enterrados no subsolo.

Outras teorias apontam para a mitologia grega

Por outro lado, também se diz que vem da deusa romana "Terra" ou "Tellus Mater" que na mitologia grega é Gea, Gaya ou Gaia, que é a personificação da Terra emergida do caos, por isso é considerada a mãe-terra.

De qualquer forma, as raízes de todas essas palavras remontam a uma época em que a humanidade ainda não sabia que a Terra era um planeta, e as palavras significavam apenas "solo sob seus pés".

No entanto, é impossível ter uma resposta definitiva, e o tempo e o processo pelo qual o planeta "Terra" foi nomeado permanecem um mistério. A única explicação plausível está na evolução e variedade das línguas ao longo do tempo.