Novo exoplaneta potencialmente habitável foi descoberto não muito longe do Sistema Solar

Um novo exoplaneta foi descoberto a pouco menos de 20 anos-luz da Terra, apresentando grande potencial para a busca de vestígios de vida extraterrestre.

Exoplaneta
Estima-se que GJ 251c tenha uma massa cerca de quatro vezes maior que a da Terra e esteja localizada na zona habitável de sua estrela.

Astrônomos financiados pela NASA descobriram recentemente um exoplaneta com características promissoras para a busca de vida extraterrestre, o GJ 251c. Além disso, ele está localizado a uma distância razoável do nosso sistema solar, o que poderá facilitar seu estudo no futuro.

GJ 251c : uma Super Terra

A equipe internacional de astrônomos anunciou a descoberta de uma 'Super-Terra' na zona habitável de sua estrela, a distância na qual, assumindo a presença de uma atmosfera, um planeta teria temperaturas ideais para manter água líquida em sua superfície, potencialmente favorecendo o surgimento da vida.

O termo "Super-Terra" não significa que este exoplaneta seja melhor que o nosso, mas simplesmente que ele é muito mais massivo. De acordo com dados obtidos pelos astrônomos, o exoplaneta GJ 251c tem uma massa cerca de 4 vezes maior que a massa da Terra, orbitando uma anã vermelha do tipo M, uma estrela com temperatura equivalente à metade da do nosso Sol e massa de apenas 36% da sua.

Anãs vermelhas geralmente não são as estrelas preferidas pelos cientistas planetários, pois estão sujeitas a frequentes erupções que podem afetar seus planetas, principalmente suas atmosferas. No entanto, GJ 251c parece estar suficientemente distante de sua estrela para evitar essas erupções e, assim, ter preservado sua atmosfera.

Portanto, de acordo com os autores da pesquisa, o GJ 251c pode ser um dos melhores candidatos na busca por assinaturas atmosféricas de vida além da Terra nos próximos anos. Isso porque, além de suas características promissoras, este planeta está localizado a apenas 18 anos-luz do nosso sistema solar.

Será possível uma observação mais detalhada em breve?

Uma questão permanece em aberto sobre o GJ 251c é: será que essa 'Super-Terra' realmente possui uma atmosfera? Infelizmente, os cientistas ainda não conseguem responder a essa pergunta, pois o planeta está muito distante de sua estrela para que possamos observá-lo.

No entanto, essa detecção será possível graças à próxima geração de telescópios, que nos permitirá estudar esse exoplaneta promissor com mais detalhes. Por exemplo, o Thirty Meter Telescope (TMT) terá uma resolução 10 vezes maior que a do Hubble e, portanto, poderá obter imagens diretas desse tipo de exoplaneta "próximo".

O Thirty Meter Telescope será capaz, em particular, de analisar diretamente sua atmosfera, caso exista, e assim potencialmente detectar a presença de oxigênio, metano ou outros compostos orgânicos, o que poderia revelar processos biológicos a quase 20 anos-luz da Terra.

No entanto, ainda levará algum tempo até que esse telescópio seja construído e as respostas sobre o exoplaneta GJ 251c sejam encontradas.

Por enquanto, o projeto está efetivamente em suspenso, mas outros projetos interessantes, como o telescópio europeu Extremely Large Telescope (ELT), com conclusão prevista para 2028, já estão em construção. De qualquer forma, é importante lembrar que esse exoplaneta atualmente atende a quase todos os critérios para o surgimento de vida além da Terra.

Referência da notícia

Découverte : GJ 251c, Super-Terre voisine du Système solaire "est une des meilleures candidates pour la vie". 24 de outubro, 2025. Brice Haziza.