Conheça a história desta pioneira da Astronomia que, em 1925, lutou contra uma comunidade científica dominada por homens para romper com o paradigma da sua época.
Conheça a história desta pioneira da Astronomia que, em 1925, lutou contra uma comunidade científica dominada por homens para romper com o paradigma da sua época.
Astrônomos detectaram sinais promissores de vida extraterrestre no exoplaneta K2-18. No nosso planeta, as moléculas identificadas são produzidas apenas por organismos vivos.
A temida síndrome de Kessler, uma cascata de colisões espaciais, pode se tornar mais provável devido a um efeito indireto do aquecimento global: a desaceleração da "vassoura" atmosférica.
Um estudo revelou que meteoritos ricos em carbono, que transportam água e moléculas orgânicas, são destruídos antes de chegar à Terra. Tanto o Sol quanto a atmosfera terrestre filtram esses valiosos fragmentos, limitando nossa compreensão da origem da vida.
A realidade muitas vezes supera nossa imaginação, e a NASA decidiu recentemente financiar um projeto verdadeiramente futurista: extrair e transformar a água de Marte.
Graças às observações do Telescópio James Webb, agora sabemos que o asteroide 2024 YR4 tem cerca de 60 metros de diâmetro, o tamanho de um prédio de 15 andares. O risco de impacto com a Lua em 2032 continua significativo.
A data da Páscoa tem uma relação direta com a Astronomia ao combinar o calendário solar e o calendário lunar. Entenda mais aqui.
Uma descoberta recente do rover Curiosity entusiasmou a comunidade científica, pois identificou as maiores moléculas orgânicas já detectadas no planeta vermelho.
A missão Roman da NASA usará supernovas de 'Tipo Ia' para medir distâncias cósmicas, nos ajudando a entender e responder perguntas sobre como o Uuniverso se expandiu ao longo do tempo.
A Lua, o nosso satélite natural, é um dos corpos celestes mais conhecidos do Sistema Solar. No entanto, desde o início dos tempos, só vemos uma das suas faces. Como isso pode ser explicado?
Foram descobertos quatro pequenos planetas orbitando a estrela de Barnard, uma anã vermelha próxima de nós. Além de ser uma descoberta complexa, os especialistas questionam a possibilidade destes planetas abrigarem vida.
Sob a superfície das Medusae Fossae encontra-se um enorme reservatório de água, de acordo com dados de radar da Agência Espacial Europeia (ESA). Veja os detalhes.