Vulcão no Japão: erupção faz dezenas de pessoas deixarem suas casas

Um vulcão entrou em erupção no Japão, provocando uma declaração de alerta máximo da agência meteorológica local, o que fez com que dezenas de pessoas deixassem suas casas.

vulcãp
Vulcão Sakurajima entra em erupção no Japão e faz dezenas de pessoas deixarem suas casas neste último domingo (24 de julho).

O sudoeste japonês foi surpreendido com um alerta de nível máximo emitido pela agência meteorológica local após um vulcão entrar em erupção, o que provocou preocupação das autoridades e transtornos à população, onde dezenas de pessoas precisaram deixar suas casas devido ao risco de serem atingidas.

O vulcão denominado Sakurajima entrou em erupção neste último domingo (24), assustando os moradores da província de Kagoshima, no sudoeste do Japão. Com o vulcão em atividade, um alerta foi emitido e o corre-corre começou após exigência das autoridades locais.

Áreas residenciais das cidades de Arimura e Furusato entraram em alerta máximo, pois ficam a apenas 3 quilômetros do cume do vulcão.

Devido a maior proximidade com o cume do vulcão e o alerta máximo emitido por meteorologistas locais, moradores de duas cidades, Arimura e Furusato, precisaram deixar suas casas, o que claro, provoca transtornos e o medo de perder tudo.

Vulcão é atração no Japão

Após a erupção do vulcão Sakurajima, imagens foram divulgadas mostrando a lava e a poderosa fumaça que tomou conta do lugar. O fenômeno aconteceu às 07h (horário de Brasília) neste último domingo (24).

Vale ressaltar, inclusive, que este tipo de episódio é considerado comum e até mesmo atrativo no Japão, que costuma mostrar a fumaça e cinzas regularmente a turistas que têm curiosidade de ver um vulcão de perto, ainda mais em atividade. Já pensou em ver um de perto entrando em eupção? Pois é, o Japão é destino e tanto para isso.

Autoridades locais relataram que com a erupção, o vulcão lançou cinzas por até 2,5 quilômetros de distância da cratera. Já com o Sakurajima monitorado antes da erupção, a agência meteorológica já havia proibido o acesso à montanha após estabelecer um alarme de nível 3.

O vulcão Sakurajima era antes uma ilha, porém, depois de outras erupções agora está interligado a península. Por curiosidade, em 2015, o Japão emitiu um alerta pior, o de evacuação da população, depois que o vulcão da ilha de Kuchinoerabu, também localizado em Kagoshima, entrou em erupção.

Erupção vulcânica por cinco anos

Falando de erupções vulcânicas, você já ouviu falar na mais longa duração de uma erupção vulcânica? Pois é, o evento aconteceu no Havaí e resultou em imagens fantásticas, claro, além de muitas preocupações.

vuclão
Em 24 de maio de 1969, o jovem vulcão entrou em erupção, que durou por cinco anos. Foto: Reprodução/US Geological Survey

Em 24 de maio de 1969, um jovem vulcão no Havaí, chamado Kilauea, entrou em erupção. O estrondo sismológico seria então apenas o início de um marco na história. Durante cinco anos, o vulcão expeliu lava e muita fumaça. Essa ficou como a mais longa erupção vulcânica em pelo menos dois milênios.