Vulcão entra em erupção na Islândia: informações e vídeos

Ontem à noite um vulcão entrou em erupção na península de Reykjanes, Islândia, na sequência da intensa atividade sísmica que há várias semanas antecipava este cenário. Confira as imagens impressionantes dos rios de lava!

Após várias semanas de intensa atividade sísmica, nas quais foram registados mais de 50.000 sismos, a Islândia acabou finalmente por registar a erupção vulcânica que se anunciava.

O vulcão localizado no vale de Geldingaladur, perto da montanha de Fagradalsfjall, entrou em atividade na península de Reykjanes, sudoeste da Islândia, pelas 20h45 (hora local) na noite da passada sexta-feira (19). A erupção teve lugar na península que liga a capital islandesa, Reykjavik, ao Aeroporto Internacional de Keflavik. Por precaução, todo o tráfego aéreo foi suspenso. É a primeira erupção neste local em quase 800 anos!

No vídeo abaixo, registado há 5 dias atrás, vemos rochas deslizando no momento em que ocorria um terremoto de magnitude 5.4, precisamente na Península de Reykjanes, o que anunciava uma erupção iminente.

Entretanto, a Proteção Civil pediu à população para manter a calma e para se afastar da área, enquanto um helicóptero da Guarda Costeira Islandesa, com uma equipa científica a bordo, se deslocou ao local para avaliar a dimensão da erupção, primeiramente detectada por uma câmera em livestream, e confirmada posteriormente pelas imagens térmicas de satélite.

As primeiras imagens divulgadas pelo Instituto Meteorológico Islandês (IMO) mostram os rios de lava a sair da fissura. De acordo com Sigmundur Einarsson, geólogo, “esta é apenas uma pequena erupção fusiva”, na qual a lava flui lentamente, sabendo-se que as fissuras neste tipo de erupções se abrem e aumentam com o tempo.

Os últimos relatórios do IMO referem que “a erupção é pequena e a atividade vulcânica diminuiu um pouco desde ontem à noite. A fissura eruptiva possui cerca de 500-700 metros de comprimento. A área de lava é inferior a 1 quilômetro quadrado. As fontes de lava são pequenas e os fluxos de lava são atualmente um perigo muito localizado”.