Você sabia que no Brasil existe um restaurante subterrâneo que fica em uma mina?

Conheça o restaurante subterrâneo que fica em uma mina desativada, no estado do Rio Grande do Sul. O estabelecimento faz parte de um Parque que conta com outros atrativos incríveis!

Garimpo Restaurante Subterrâneo, em Ametista do Sul (RS)
Garimpo Restaurante Subterrâneo, em Ametista do Sul (RS). Crédito: Blog Viva o RS.

É isso mesmo… um restaurante subterrâneo dentro de uma mina desativada. Você já tinha ouvido falar?

O espaço é incrível, e faz parte do Ametista Parque Museu, localizado na cidade de Ametista do Sul, no norte do estado do Rio Grande do Sul. Além dele, há outras atrações muito interessantes no parque.

É uma ótima opção de um passeio diferenciado para você aproveitar com sua família. Então, veja mais informações abaixo.

O restaurante subterrâneo

O Garimpo Restaurante Subterrâneo foi construído dentro de uma mina desativada de pedra ametista. E ele é o primeiro restaurante temático em pedras ametista do mundo!

A pedra ametista é uma variedade violeta ou púrpura do quartzo, muito usada como ornamento.

O local surpreende a todos pela sua beleza das pedras que estão presentes em todas as mesas e na decoração. Também é possível alugar o espaço para a realização de eventos especiais.

Garimpo Restaurante Subterrâneo, em Ametista do Sul (RS)
Interior do Garimpo Restaurante Subterrâneo, em Ametista do Sul (RS). Crédito: Blog Viva o RS.

Mas claro, a experiência gastronômica é maravilhosa. O restaurante serve buffet livre de terças a domingos no horário do almoço. O banquete inclui uma variedade de pratos como massas, risotos, carnes e sobremesas. Um menu eclético e de qualidade, que vai agradar todos os paladares!

Para mais informações e reservas no restaurante, você pode acessar o site clicando aqui.

Outras atrações do Parque

No Ametista Parque Museu está a maior coleção de minerais da América Latina. Lá se encontra o mais valioso geodo de ametista já extraído até então, com cerca de 2,5 toneladas. Há ainda um acervo de minerais impressionantes, de meteoritos e fósseis.

pedras preciosas
Coleção de minerais no Ametista Parque Museu. Crédito: Ametista Parque Museu.

Além disso, um passeio motorizado pela mina faz você mergulhar na história do garimpo. É uma experiência diferenciada, onde você percorre o caminho que era feito pelos garimpeiros. É possível ver os geodos (rochas ocas) ainda no basalto e os materiais usados para a extração das pedras ametistas.

interior da mina desativada
Imagem do interior da mina pelo passeio motorizado. Crédito: Ametista Parque Museu.

Se você gosta de aventuras, tem a opção do Off Road das Cavernas, onde você irá pilotar um quadriciclo por dentro de cavernas, passando por estradinhas de terra e lama. Os quadriciclos são automáticos, simples e fáceis de pilotar. E também tem uma tirolesa, onde você vai se aventurar apreciando uma bela vista da cidade, além da natureza.

interior da mina, passeio off road
Foto de dentro das minas onde é feito o percurso do passeio off road. Crédito: offroad_dascavernas/Instagram.

E na área da gastronomia, além do restaurante principal, tem-se a CooperAmetista, uma cooperativa que dispõe de vinhos e sucos, onde o envelhecimento dos vinhos é feito em galerias antigas de pedras ametistas; a Platter Formaggi, uma casa de queijos nacionais e importados; a Geodo Cacau, uma cafeteria com cafés e tortas deliciosas, além de chocolates, é claro; e a Mina Beer, uma cervejaria artesanal, com produção própria e premiada nacionalmente. Todos esses lugares também ficam dentro da mina.

Cervejaria Mina Beer, anexo ao Ametista Parque Museu
Cervejaria Mina Beer, anexo ao Ametista Parque Museu. Crédito: Microcervejaria Mina Beer/Facebook.

Para entrar no parque, é só adquirir o passaporte na bilheteria do local. Tem estacionamento disponível, e o valor está incluso no passaporte. O Parque abre todos os dias da semana, das 8:30h às 11:30h e depois das 13h às 17h.

Você gostou? Então convide toda a família e vá se divertir!