Você conhece o único vulcão do mundo que expele lava preta e "fria"?

Vulcões são sistemas complexos e não existem iguais. No coração da África se encontra um muito especial, o Ol Doinyo Lengai, considerado o vulcão mais frio do mundo. Veja aqui o porquê.

Com a atual erupção de La Palma, o interesse pela vulcanologia e geologia cresceu novamente. Embora muitas pessoas tendam a simplificar os conceitos de vulcão e erupção, a verdade é que cada sistema é totalmente diferente, o que é realmente fascinante. No coração da África está um dos mais singulares do planeta, o Ol Doinyo Lengai.

Localizado no nordeste da Tanzânia e com altitude de mais de 2.900 metros, os Maasai o conhecem como a 'Montanha de Deus'. O seu traço mais característico é a lava que expele, de cor negra intensa, nada viscosa e extremamente líquida. Na verdade, o seu movimento é mais rápido do que uma pessoa correndo.

O Ol Doinyo Lengai expele lava carbonatita, rica em elementos alcalinos, e também sua temperatura nunca passa os 590°C, por isso é considerado o vulcão mais "frio" do planeta.

É um caso único no mundo. Ele expele lava carbonatita em vez de sílica, que geralmente é a mais comum. Este tipo de lava é rica em elementos alcalinos, como cálcio, sódio e grandes quantidades de dióxido de carbono dissolvido. Além disso, sua temperatura nunca ultrapassa os 590°C, e por isso o Ol Doinyo Lengai é considerado o vulcão mais "frio" do planeta. De acordo com algumas pesquisas, a lava é preta durante o dia, vermelha à noite e torna-se branca quando em contato com a água.

youtube video id=48hbOJBh9SA

É um vulcão ativo e no seu topo existem duas crateras: uma inativa e outra com atividade vulcânica contínua, emergindo de pequenos montes conhecidos como “hornitos”. Embora suas erupções sejam geralmente inofensivas, de vez em quando ocorrem explosões que resultam na emissão de cinzas e piroclastos em grandes altitudes. O singular lago Natron é ocasionalmente afetado por deslizamentos de massas e avalanches originados por este vulcão tão especial.