Vídeos: a onda polar chegou com neve e granizo na Argentina

Com o forte avanço do ar frio a neve se fez presente em Mendoza, nas montanhas de San Luis e Córdoba e no sul da província de Buenos Aires. Granizo chegou a ocorrer na capital argentina. Pode nevar nas próximas horas no noroeste da Argentina.

Neve na Argentina
A nevasca em La Cumbrecita, Córdoba. Foto: www.cadena3.com

O frio polar já se faz sentir em todo o território argentino, e com sua chegada houve a ocorrência de nevascas e queda de granizo de pequeno porte.

Os primeiros relatos de neve chegaram na madrugada desta quarta-feira (19) da parte sul da província de Buenos Aires, uma das regiões com maior probabilidade de ocorrência do fenômeno. A queda de alguns flocos de neve foi reportada no Porto de Quequén e também em Coronel Pringles.

Com o início da manhã começaram a chegar notícias de neve de várias partes de Mendoza e também das zonas montanhosas de San Luis e Córdoba. Na rede social twitter, a hashtag “está nevando” com a qual os usuários relataram o fenômeno foi ganhando espaço.

Na província de Mendoza se uma boa nevasca na cidade de San Rafael, no oeste da Argetina, e localidades próximas, embora também tenha nevado com menos intensidade em direção ao norte, chegando até a San Martin e Grande Mendoza.

Como é comum nesses surtos de ar frio, a nevasca foi intensa na província de Córdoba, com temperaturas de -5°C e relatos de 10 cm de neve na Pampa de Achala. Na Serra Catarinense, há modelos prevendo até 25 cm! Além disso, nevou ou nevou água em localidades mais baixas do Vale de Traslasierra, em cidades do vale de Calamuchita e também no vale de Punilla, onde o fenômeno não é tão comum.

No leste da província de Buenos Aires, o núcleo mais frio passava por altos níveis da atmosfera, desestabilizando fortemente o perfil vertical a partir do meio-dia. Com o passar das horas, chuva forte com ocorrência de granizo atingindo por a capital Buenos Aires e até Montevidéu, no Uruguai.

Nas próximas horas, o frio será notavelmente acentuado na região centro do país e na região de Cuyo, reduzindo notavelmente as chances de neve. No Sul do Brasil o ar frio já vem atuando e provocando bastante frio, com temperaturas nessa noite abaixo dos 10°C em várias localidades e de 3°C na Serra Catarinense. O ar polar avança na próximas horas e já há a possibilidade de neve no início da manhã de quinta-feira (20).