Um asteróide de 1 km está se aproximando neste domingo, 21

Neste domingo, 21 de março, teremos um encontro com o 2001 F032, um asteróide descoberto há 20 anos e medindo aproximadamente 1 km. A qual distância passará? Isso representa algum perigo?

Asteróide
Um asteróide de 1 km passará perto da Terra neste domingo, 21 de março.

Todos os dias milhares de pequenas pedras e rochas tentam cruzar a atmosfera. A gravidade e a velocidade com que a Terra se move no espaço tornam isso uma constante. Felizmente, a maioria desses objetos se desintegra antes de atingir a superfície. Se for à noite, eles nos deliciam com uma boa estrela cadente.

Objetos maiores, felizmente, são detectados com bastante antecedência. Referimo-nos a grandes rochas, asteróides, que medem entre centenas de metros e alguns quilômetros de diâmetro. Telescópios constantemente examinam o céu em busca deles. É uma tarefa realizada pelo CNEOS (Centro para o Estudo de Objetos Próximos à Terra).

Neste início de outono no hemisfério sul seremos visitados pelo que com certeza será o maior que chegará neste 2021 próximo à Terra. Um asteróide com não mais e não menos que 1 km de diâmetro. Com um tamanho tão considerável e a velocidade que carrega, representará um perigo?

A órbita do asteróide 2001 F032

Este asteróide, como o próprio nome sugere, foi descoberto há 20 anos, em março de 2001. O telescópio que o detectou pela primeira vez foi o Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) em Socorro, Novo México, e foi rapidamente catalogado como potencialmente perigoso. O motivo era o tamanho e, principalmente, a trajetória, que o aproximava muito da Terra.

Trajetória do asteróide
A órbita do asteróide (branco) passa muito perto da Terra (azul): Fonte: NASA

Como o tamanho que discutimos, sua velocidade é impressionante. Estima-se que passará a uma velocidade de 124.000 quilômetros por hora. É uma velocidade maior do que os objetos que se aproximam da Terra com as mesmas características. A razão para tal, é a excentricidade da órbita que descreve em torno do Sol, muito longe da circunferência que todos imaginamos.

Mas o que todos nós nos perguntamos é a distância em que ele vai passar da Terra. De acordo com os cálculos da NASA, ele o fará a aproximadamente 2 milhões de quilômetros. Podemos pensar que isso é muito, mas no caso de um objeto desse tamanho, deve ser seguido de perto.

A distância que o asteróide 2001 F032 vai passar é aproximadamente um pouco mais de 5 vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Estamos em perigo?

Garantir que não estamos em perigo não seria totalmente verdade. Estamos sempre em perigo. Por esta razão, os astrônomos estão constantemente procurando no espaço por objetos desse tamanho. Imagine o que aconteceria se uma rocha com um quilômetro de diâmetro atingisse a superfície nessa velocidade. As consequências seriam devastadoras e possivelmente afetariam todo o clima da Terra. Quanto a este asteróide, sim, podemos ficar tranquilos. A distância é suficiente para nos manter seguros.

A proximidade deste asteróide será uma grande oportunidade para esses mesmos astrônomos. Eles poderão analisar de perto um objeto com estas características: sua forma, sua composição e verificar se tem ou não lua. Isso não é loucura. De acordo com a NASA, cerca de 15% dos objetos semelhantes em tamanho ao F032 de 2001 que foram estudados por 20 anos tinham uma lua pequena. Seria algo muito curioso de ver.

A propósito, a próxima visita deste objeto será em 2052. Pelos cálculos, esse ano não passaria tão perto, mas a aproximadamente 7 distâncias lunares aproximadamente.