Última semana de setembro com pancadas de chuva e calor

Os últimos dias do mês de setembro prometem ser marcados por mais chuva em áreas do Brasil Central, dando continuidade à mudança de padrão com o início da primavera. Pancadas de chuva devem ocorrer também em áreas do Sul, Nordeste e Norte.

A última semana do mês de setembro começa com instabilidades em altos níveis da atmosfera organizando nuvens carregadas em parte do Brasil Central. Pancadas de chuva são esperadas, mesmo que intercaladas com períodos de sol e calor. A expectativa é de boa, dando continuidade à mudança de padrão do tempo seco para o período mais úmido com o início da primavera.

A chuva deve se espalhar por áreas entre a região Norte e o Centro-Oeste até meados da semana, com maiores acumulados previstos entre Rondônia e Mato Grosso, e entre Amazonas e Pará, aonde não se descarta inclusive, a ocorrência de temporais com descargas elétricas e queda de granizo devido às altas temperaturas.

Enquanto isso, na terça-feira (28) a chuva volta a se espalhar e ganhar força no Sul do país com a formação de uma nova frente fria, que deve avançar e levar chuva para o leste do Sudeste entre a quarta (29) e a quinta-feira (30). O que não dura muito tempo, pois já na sexta-feira, para abrir o mês de outubro, a chuva volta a ganhar força no Rio Grande do Sul.

youtube video id=biO5nj6vHFI