Última plataforma intacta de gelo do Ártico canadense se colapsou

A plataforma de gelo Milne, a última plataforma de gelo intacta do Ártico canadense, entrou em colapso no final do mês de julho, perdendo mais de 40% de sua massa em 48 horas, após recordes de temperatura nesse verão excepcionalmente quente.

Plataforma de gelo Milne
A plataforma de gelo Milne, no Canadá, perdeu mais de 40% de sua área em apenas dois dias em julho desse ano.

A última plataforma de gelo totalmente intacta da região do Ártico canadense entrou em colapso, perdendo mais de 40% de sua área em apenas 2 dias no final do mês de julho. A plataforma de gelo Milne está situada na costa noroeste da Ilha Ellesmere, no território escassamente povoado de Nunavut, o território mais ao norte do Canadá.

De acordo com o Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo (NSIDC) dos Estados Unidos, plataformas de gelo são camadas flutuantes permanentes de gelo que estão conectadas a uma porção de terra. A costa norte da Ilha Ellesmere é lar de várias plataformas de gelo conhecidas, entre elas as plataformas Markham, Ward Hunt e a Milne, que foi um dos cenários do livro “Deception Point” de Dan Brown.

A notícia foi anunciada pelas redes sociais do Serviço de Gelo Canadense que associou ao seu colapso as temperaturas acima do normal, os ventos vindos do mar e o mar aberto em frente à plataforma. No dia 25 de julho, por exemplo, uma temperatura de 21,9 °C foi registrada em Eureka, Nunavut, região localizada em 80° de latitude norte! De acordo com Mika Rantanen, pesquisador do Instituto Meteorológico Finlandês, essa pode ser a temperatura mais alta registrada em uma latitude tão a norte.

Uma seção de 79 km² da plataforma Milne desabou no Oceano Ártico, se tornando uma grande ilha de gelo no mar. Para efeito de comparação, a ilha de Manhattan, em Nova Iorque, possui uma área de próxima de 60 km². Esta era a segunda maior plataforma de gelo no Oceano Ártico.

O colapso da plataforma Milne também significou a perda do ultimo lago epishelf conhecido no Hemisfério Norte, um lago formado por uma camada de água doce, oriunda do derretimento de neve e gelo, que é represada pela plataforma de gelo, que flutua sobre o oceano.

Um campo de pesquisa, que incluía diversos instrumentos para medir o fluxo de água da plataforma, foi inteiramente perdido quando a plataforma colapsou. O pesquisador Derek Mueller, da Universidade Carleton, em Ottawa, disse que foi sorte ele e outros pesquisadores estarem fora da plataforma no momento do rompimento.

Embora o planeta como um todo esteja aquecendo devido às mudanças climáticas, o Ártico tem esquentado a uma taxa duas vezes maior que a taxa global nos últimos 30 anos. O verão desse ano tem sido particularmente quente, estabelecendo novos recordes de temperaturas, incêndios de enormes magnitudes e registrando recordes de derretimento de gelo marinho. A extensão do gelo marinho do Ártico em julho desse ano foi de 7,28 milhões km², a menor extensão registrada num mês de julho em 40 anos! Esse valor foi 2,19 milhões de km² abaixo da média de julho de 1981 a 2010 e 310 mil km² abaixo do recorde mínimo anterior de julho de 2019.