Tufões Lekima e Krosa deixam Taiwan, China e Japão em alerta

Agosto marca o início do período de maior atividade de tufões no oeste Pacífico Norte e já fomos surpreendidos com 3 tufões em menos de 10 dias. Lekima e Krosa apresentam ventos equivalentes a furacões categoria 3 e 2, respectivamente, e se deslocam em direção a Taiwan, sudeste da China e Japão.

Os tufões Lekima e Krosa estão em fase de intensificação no Pacífico Norte e de deslocam em direção ao norte-noroeste. Créditos: Joint Polar Satellite System/@JPSSProgram

O tufão Krosa se formou no início da semana e ganha intensidade sob o oceano. O ciclone tropical já ameaça Gaam e as ilhas Marianas, na região da micronésia e se desloca rumo a noroeste, em direção ao Japão. A oeste, o tufão Lekima já ameaça Taiwan, com ventos equivalente a um furacão categoria 3.

A temporada de tufões no Oeste do Pacífico Norte (entre 180ºL e 100ºL) é mais ativa de de março a outubro, mas a nomeação e contagem de sistemas é reiniciada a cada ano. Vale lembrar que tufão é o termo usado em ciclones tropicais que atingem ventos sustentados* maiores que 103 km/h. As diferenças de nomenclatura e categorias são culturais e também variam de acordo com o centro de monitoramento. Mas, de forma simples, furacões e tufões são o mesmo sistema atmosférico - a NOAA também classifica como "furacões" sistemas com ventos maiores que 103 km/h.

O monitoramento dessa região é feita pelo "Centro Conjunto de Alertas de Tufão" (JTWC), pela Agência Japonesa de Meteorologia (JMA) e pela Administração de Serviços Atmosféricos, Geofíficos e Astronômicos das Filipinas (PAGASA). A PAGASA faz só o monitoramento na região das Filipinas, portanto, o alerta atual emitido por este centro só inclui o Lakima - nomeado de Hanna por eles. Além de adotar um código de nomes diferentes, a PAGASA também escolhe nomear os sistemas desda fase de depressão tropical. O JTWC, a JMA e a NOAA, só nomeiam sistemas que passam para a categoria de tempestade tropical (ventos superiores a 55 km/h).

A primeira tempestade tropical da temporada 2019 do Pacífico Noroeste foi Pabuk, em janeiro deste ano. Krosa é o 11º sistema nomeado da temporada, e o 4º tufão. A previsões para os próximos meses indicam uma temporada próximo da média, devido ao El-Niño fraco entre os meses de Agosto e Setembro: 26 tempestades nomeadas, 16 tufões e 8 tufões intensos.

O tufão Fanscisco (01/08) já está em fase de dissipação sob a China, mas causou evacuações e suspensão de vários serviços públicos no sul do Japão nesta última semana. Lekima (Hanna) se formou no mar das Filipinas, mas se deslocou para noroeste e segue se intensificando durante o dia de hoje. Hoje pela manhã o JMA registrou ventos sustentados* de 176 km/h e rajadas de 250 km/h. A rota prevista indica que o tufão Lekima passará pelo norte de Twaian e, no sábado (10), atingirá a costa sudeste da China.

Krosa se formou dia 5 de agosto como uma depressão tropical e já no dia 6 de madrugada passou para a categoria de tempestade tropical, sendo oficialmente nomeado. Hoje pela madrugada Krosa foi promovido a tufão, com ventos sustentados de 139 km/h e rajadas de 167 km/h. Os maiores impactos ainda são sob o oceano, afetando as ilhas de Gam e Marianas, com intensa chuva, ventos fortes e inundações. No entanto, o JTWC prevê que Krosa se deslocará para norte-noroeste, passando muito próximo das ilhas Two To, no Japão.

* O vento máximo sustentado é normalmente obtido através da média das máximas velocidades do vento medidas em um intervalo de tempo fixo, que pode variar dependendo a agência de monitoramento - JTWC usa 1 min, quanto a NOAA usa 10 min, por exemplo. A o vento de rajada, por sua vez, é a velocidade máxima instantânea do vento, por isso tende a ser maior.