Tempestade Tropical Pabuk faz estrago na Tailândia

O ano começou com grande tensão na Tailândia. A Tempestade Tropical Pabuk, primeira a receber nome em 2019, gerou muita chuva, ventos intensos, grandes ondas e alagamentos para as províncias costeiras do país.

A tempestade tropical Pabuk trouxe intensos ventos, ondas altas e inundações nas províncias costeiras da Tailândia.

Pabuk é a primeira tempestade tropical nomeada do ano, logo no primeiro dia de 2019. O sistema ciclônico, que se formou no mar Meridional da China, teve fortes ventos associados, gerando ondas de 2-5 metros, muita chuva e alagamentos, principalmente nas províncias costeiras da Tailândia. É a primeira vez, desde 1962, que uma tempestade tropical atinge a costa leste da Tailândia.

Segundo a Agência Meteorológica da Tailândia, os ventos gerados por Pabuk chegaram ao máximo de 80 km/h, na quinta (3). A tempestade tropical se desenvolveu a partir de uma depressão tropical originada na segunda (31/12), que já causava ventos fortes e ondas de 2-4 metros no golfo da Tailândia (lado leste) e Mar Andamão (oeste). Foi classificado como tempestade tropical na sexta (1), quando recebeu o nome para facilitar seu monitoramento. Na ocasião, seus ventos associados ao sistemas atingiram a velocidade contínua (vento sustentado) de 65 km/h. Pabuk atingiu o continente ontem, com máximo vento sustentado de 75 km/h.

Hoje de manhã, Pabuk segue já enfraquecida como depressão tropical, a 55 km oeste de Takua Pa, com ventos sustentados de 55 km/h e se movendo para noroeste. Seus efeitos ainda são sentidos nas províncias sul onde permanecem sob alerta de alagamentos, tanto por acúmulo de chuva quanto pelo aumento do nível do mar. Devido ao deslocamento do sistema, as províncias mais ao norte continuam sofrendo com ventos intensos, ondas de 3-5 metros de altura e alagamentos, principalmente pelo aumento do nível do mar.

A área mais afetada foi a costa leste, mais ao sul da Tailândia. Houve uma morte registrada e uma pessoa continua desaparecida após uma embarcação pesqueira ser atingida pelas ondas geradas pela tempestade (The Guardian). Antes da tempestade, mais de 6100 pessoas foram evacuadas de suas casas. Durante a passagem da tempestade, choveu em um único dia o dobro da média esperada para o mês de Janeiro.

A Tailândia é um destino turístico muito popular, especialmente nessa época do ano pela pouca chuva. As principais atrações do país são as ilhas de Koh Samui, Koh Phangan and Koh Tao, no Golfo da Tailândia, e algumas ilhas no Mar Andamão, como Phuket and Koh Phi Phi - a última sendo famosa pelo cenário do filme a Praia. Todos esse locais foram ou serão atingidos de alguma forma pela tempestade tropical. Serviços de transportes aéreos e marítimos estão suspensos e algumas praias foram fechadas para visitação, obrigando muitos turistas a reformularem seus planos de viagem.

É importante destacar que Pabuk não chegou a categoria de Tufão. Seus ventos chegaram a 95 km/h, segundo o Centro Conjunto de Alertas de Tufão (Joint Typhoon Warning Center), e para ser um Tufão a velocidade do vento precisa ser superior a 118 km/h. Dessa forma, deve-se chamá-lo apenas de Tempestade Tropical.