Tufão Phanfone atinge as Filipinas no Natal

O arquipélago das Filipinas foi atingido por um tufão no dia 24 e continuará sendo afetado pelo fenômeno até o dia 26. Neste natal, o tráfego de balsas foi proibido devido ao mar agitado e pelo menos 23.000 passageiros estão presos em portos das ilhas.

Tufão Phanfone atinge as Filipinas no natal
Casas e árvores foram destruídas ou parcialmente destruídas durante a passagem do tufão Phanfone.

Apenas algumas semanas após a passagem do Tufão Kammuri, as Filipinas foi novamente atingida. Com ventos de aproximadamente 150 km/h, o tufão Phanfone chegou ao arquipélago das Filipinas no dia 24 por volta das 16h45 (hora local) na província de Eastern Samar (aproximadamente 600 km da capital Manila). No momento, os ventos de Phanfone já atingem aproximadamente 195 km/h e causa danos severos nas ilhas.

Felizmente, até o momento não há relatos de mortes, mas a tempestade gerou transtornos em Eastern Samar como a derrubada de casas, árvores, enchentes e apagões em cidades da região. As autoridades já haviam proibido o tráfego de balsas porque o mar estava muito agitado. Mais de 23.000 passageiros ficaram presos nos portos do leste do país na véspera de Natal e dezenas de voos foram cancelados.

Phanfone está enfraquecendo, mas está fazendo uma trajetória semelhante ao super tufão Haiyan (mais poderoso a atingir o país) que gerou mais de 7300 mortes e desaparecidos em 2013 e isso tem causado pânico na população local.

As Filipinas está geograficamente localizada em uma região propensa a formação de tufões e recebe em média 20 destes eventos tropicais por ano. Neste ano de 2019 a contagem de tufões está acima da média, pois com o Phanfone são 21 tufões à atingir o arquipélago.

Previsão de Deslocamento

A previsão indica que o tufão Phanfone estará se movendo principalmente para oeste-noroeste nos próximos dias, mas está enfraquecendo no momento. O mar do Pacífico ainda está bastante quente (em torno de 29 ° C) e, em ambiente de baixo cisalhamento vertical do vento, o sistema deve ter combustível adequado para se manter por um longo período.

Alguns modelos estão sugerindo que o sistema tem chance de voltar a se intensificar após a passagem sobre as ilhas das Filipinas. O tufão está atualmente classificado na categoria 2, mas poderá chegar a categoria 3 quando voltar ao mar a oeste das Filipinas.