Tornado causa destruição em Cuba

A ilha cubana foi surpreendida por um tornado na noite de domingo (27). O tornado atingiu parte da capital Havana e há confirmação de 3 mortes e 172 feridos.

Poste caído por passagem de tornado é visto nesta segunda-feira (28) em rua do bairro de Luyano, em Havana — Foto: Adalberto Roque.

Durante a madrugada desta segunda-feira (28), o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, caminhou pelas ruas de Havana para supervisionar o trabalho de resgate. “Estamos percorrendo os locais afetados pelo fenômeno atmosférico de grande intensidade em Regla (município de Havana). Os danos são severos. Até o momento lamentamos a perda de três vidas humanas, e 172 feridos recebem atendimento. Várias brigadas trabalhando no restabelecimento”, escreveu o presidente no Twitter.

A tempestade que deu origem ao tornado já era esperada. Além das vítimas, as rajadas de vento de 100 km/h derrubaram árvores, destruiram casas e tombaram carros, ônibus e caminhões. Boa parte da capital cubana está sem energia elétrica. O meteorologista, Armando Caymares, disse à imprensa oficial que "as pessoas sentiram como o som de um avião de propulsão a jato e mudanças na pressão ambiental".

A tempestade nasceu de uma baixa pressão extratropical que veio pelo sudeste do Golfo do México e penetrou pelo oeste de Cuba. A tempestade também causou precipitação de granizo e chuva torrencial que provocou alagamentos em alguns pontos da cidade. Segundo o Instituto de Meteorologia (ISMET), o tornado não é um fenômeno frequente em Cuba. Um dos mais lembrados ocorreu em dezembro de 1940 e atingiu a localidade de Bejucal.

Como os tornados se formam?

Tornados são colunas de ar que giram em contato com a superfície e são produzidos em tempestades severas com fortes correntes ascendentes e cisalhamento do vento. Mais frequentemente, os tornados são formados por supercélulas.

Supercélulas são sistemas com grande desenvolvimento vertical, forte corrente ascendente, forte cisalhamento vertical do vento e estão associados ao tempo severo. O cisalhamento vertical do ar em supercélulas gera um eixo de rotação horizontal. Quando as correntes da supercélula são muito intensas, podem inclinar o eixo de rotação horizontal.

O vórtice passa a rotacionar como uma coluna vertical dentro da nuvem. Esta coluna vertical de rotação dentro da estrutura de uma supercélula é conhecida como mesociclone (uma região de baixa pressão com cerca de 5 a 10 km). A corrente ascendente passa, então, a rotacionar junto ao vórtice durante sua subida.

A medida que o ar é levantado na corrente ascendente que rotaciona, o ar se expande, resfria e, se estiver úmido o suficiente, condensa, formando uma nuvem em forma de funil na base da supercélula. Ao passo que o ar abaixo da nuvem funil penetra no núcleo, o ar se resfria rapidamente e consensa, e a nuvem funil se aproxima da superfície. Ao tocar o solo, a nuvem funil é dita tornado. Na publicação acima, mostra o grande funil que atingiu a capital cubana.