Tomar banho com água muito quente é um erro. Veja o por quê

Água fria ou água muito quente para tomar banho? Essa é a eterna questão, e a resposta é que tomar banho com água muito quente é um erro, por diversos motivos.

Mulher tomando banho com água quente
Banhos muito quentes aumentam a queda de cabelo tanto em homens quanto em mulheres, devido aos danos que ocorrem no folículo piloso.

Há muito que se especula sobre os benefícios ou desvantagens de tomar banho em água muito quente. Mas, atualmente, sabe-se que esta prática pode ser perigosa para a saúde. Especialistas em dermatologia alertaram sobre os riscos associados à exposição excessiva a altas temperaturas durante o banho.

Quatro razões para não tomar banho com água muito quente

O calor intenso durante o banho pode causar danos à pele e ao cabelo. Além disso, problemas como caspa ou cabelos secos podem ser agravados pelo uso frequente de água muito quente. Veja abaixo mais detalhes.

  • Desidratação cutânea: o calor excessivo da água deteriora a camada defensiva da pele e elimina a oleosidade natural, causando ressecamento, irritação e aparecimento de espinhas irritantes. No caso de pessoas com pele seca ou com tendência acneica, esta situação agrava o seu quadro. É mais aconselhável optar pelo uso de água fria ou morna.
  • Envelhecimento facial prematuro: se você deseja ter uma cútis radiante e bem hidratada, é fundamental evitar banhos quentes. A água em alta temperatura acelera o envelhecimento da pele, dilatando os poros, provocando irritação e dificultando a retenção da umidade na derme. Manter esses hábitos pode causar a perda das propriedades naturais, além de reduzir a elasticidade e a firmeza da pele.
  • Degradação capilar: da mesma forma que a água quente elimina os óleos e gorduras naturais que protegem a pele, também afeta negativamente os cabelos. Impede que o shampoo faça seu trabalho corretamente e retarda seu crescimento. Além disso, aumenta a queda e a fragilidade dos cabelos, ao mesmo tempo que resseca o couro cabeludo e promove o aparecimento de caspa.
Com o passar do tempo, o cabelo perde brilho, a duração da tintura diminui e a textura capilar é afetada.
  • Agravamento das varizes: varizes, veias inchadas e danificadas, podem piorar com o uso de água muito quente. Isso provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando o fluxo sanguíneo e causando inchaço nas pernas. À medida que a temperatura aumenta, o corpo redireciona mais sangue para a superfície da pele e para as varizes, agravando o problema.

Como deve ser o banho mais adequado?

Para manter a saúde da pele e dos cabelos, é recomendável evitar tomar banho com água em temperaturas muito altas. É muito mais benéfico optar por banhos com água fria ou morna, pois evita a exposição excessiva ao calor que pode danificar a barreira natural da pele e desidratar os cabelos.

banho quente
O uso de água morna ou fria proporciona uma pele bonita, saudável e rejuvenescida, pois melhora a circulação, oxigena a pele, minimiza os poros e exerce efeito tensor. Imagem: Freepik.

Manter a temperatura da água abaixo da temperatura corporal é fundamental para cuidar da saúde dermatológica e capilar. Portanto, é fundamental tomar medidas preventivas para garantir que o hábito do banho seja um aliado da pele e dos cabelos, e não um fator que contribua para a sua deterioração.

O uso de água morna ou fria é essencial para uma pele bonita, saudável e rejuvenescida, pois melhora a circulação, oxigena a pele, minimiza os poros e exerce efeito tensor. Quanto aos cabelos, lembre-se que banhos muito quentes aumentam a queda de cabelo tanto em homens quanto em mulheres, devido aos danos que ocorrem no folículo piloso.