Este é o tempo exato que um banho diário deve durar de acordo com a OMS

A Organização Mundial da Saúde nos dá os segredos para desfrutar de um bom banho, como quanto tempo deve durar e qual deve ser a temperatura da água.

Mulher debaixo do chuveiro
Segundo a OMS, a duração ideal do banho não deve passar de quatro minutos, sendo melhor com água morna e sabonete neutro.

Tomar banho é um hábito diário que predomina em grande parte do mundo. Mas, se perguntássemos às pessoas ao nosso redor quanto tempo levam para tomar banho diariamente, a variedade de respostas não nos surpreenderia realmente. E tem gente que fica mais de 20 minutos no banho.

Mas quanto tempo deve durar um banho diário? A Organização Mundial de Saúde, a OMS é clara sobre isso. Para dar uma resposta adequada, tem em conta não só valores relacionados com a saúde, mas também fatores importantes como a poupança de energia e a sustentabilidade.

Quanto tempo deve durar um banho diário de acordo com a OMS?

A OMS delineou diretrizes para alcançar um banho diário ideal. Segundo suas recomendações, a duração ideal não deve passar de quatro minutos, sendo melhor com água morna e sabão neutro. Após esse período, pode ocorrer irritação e coceira na pele, que também fica seca e rachada. Além disso, prolongar o banho elimina bactérias e microorganismos que protegem a nossa pele.

Os dermatologistas concordam com as indicações da OMS, tanto na duração do banho quanto no uso de sabonetes neutros. Da mesma forma, afetam a temperatura da água. E em temperaturas elevadas, a histamina, uma amina imidazol que está envolvida nas respostas locais do sistema imunológico, pode ser ativada. Isso causaria desconforto na pele.

As diretrizes da OMS são essenciais para aumentar a conscientização sobre a água e adotar hábitos de banho responsáveis que preservem este recurso vital.

Embora quatro minutos possam parecer insuficientes para alguns, nesse breve período são utilizados até 80 litros de água, que acabam sendo descartados. Portanto, as orientações da OMS são essenciais para aumentar a conscientização sobre a água e adotar hábitos de banho responsáveis que preservem esse recurso vital.

Como e quanto tomar banho segundo a OMS

A menos que você esteja muito sujo, suado ou sofra de algum tipo de doença que exija lavar-se diariamente, a OMS considera que tomar banho várias vezes por semana é mais que suficiente. Na verdade, esta organização sublinha que a limpeza excessiva pode interferir no bom estado da pele, por isso é muito importante encontrar o equilíbrio certo.

Os passos recomendados pela OMS na hora do banho são os seguintes: primeiro, você deve ensaboar todo o corpo; a seguir, é aconselhável enxaguar com água fria por cerca de 30 segundos; posteriormente, deve-se aumentar a temperatura da água e mantê-la sob o jato por mais 30 segundos; por fim, enxágue novamente com a água mais fria possível por mais 30 segundos.

O que diz a Universidade de Harvard?

A prestigiada Universidade de Harvard, localizada na cidade de Cambridge, no estado de Massachusetts (Estados Unidos), também tem a sua opinião. Quanto tempo deve durar um banho diário, um relatório liderado pelo Dr. Robert H. Shmerling reduziu o tempo máximo para três minutos.

Além disso, consideram que os banhos devem ser com água morna, e que a limpeza corporal deve focar na região da virilha, genitais, axilas e pés. Eles ressaltam ainda neste relato que tomar banho todos os dias causa irritação e coceira no corpo, além de causar infecções ou reações alérgicas na pele.

É claro que, segundo a OMS e Harvard, o banho não deve ultrapassar quatro minutos, e que não é necessário tomar banho diariamente. Essas recomendações levam em consideração fatores como a saúde. Mas também se baseiam na sustentabilidade.

Tomar um banho com água fria ajuda a restaurar a frequência cardíaca normal. Além disso, se você sofre de algum tipo de inflamação, a água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos.

Um banho de cinco minutos consome 100 litros de água. É a mesma quantidade que uma pessoa costuma beber em um período de 50 dias. Isso significa que, em média, são utilizados 20 litros de água a cada minuto que passamos no banho. São números que nos devem fazer reconsiderar e, sobretudo, pensar na poupança energética e no ambiente.