Terremoto na Indonésia deixa dezenas de mortos e centenas de feridos

São pelo menos 34 mortos e centenas de feridos. Este é o cenário caótico na Indonésia após um terremoto de 6,2. Além dos danos já causados, tremores secundários podem causar tsunami. Horas antes, um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a mesma área danificando várias casas.

terremoto na indonésia
Um poderoso terremoto atingiu a ilha Sulawesi, na Indonésia, na manhã de sexta-feira.

Pelo menos 34 pessoas foram mortas e mais de 600 feridas depois que um terremoto de magnitude 6,2 atingiu e derrubou edifícios na ilha de Sulawesi, na Indonésia, na madrugada de sexta-feira (15), de acordo com as autoridades. O epicentro do terremoto ocorreu a 6km da cidade de Majene, e estava a aproximadamente estava a 10 quilômetros de profundidade.

Centenas de prédios foram destruídos ou danificados, incluindo um hospital, que desabou com mais de uma dúzia de pacientes e funcionários permanecem presos embaixo dele. Pelo menos 15.000 pessoas foram deslocadas após o terremoto. Os sobreviventes que estavam presos nos escombros no epicentro ainda precisam esperar por medicamentos.

Milhares fugiram de suas casas em busca de segurança quando o terremoto. O terremoto foi sentido fortemente por cerca de sete segundos. Após o ocorrido, rapidamente foram postados vídeos nas redes sociais, incluindo um incrível registro de uma criança presa sob os escombros enquanto as pessoas tentavam remover os destroços com as próprias mãos.

Pelo menos 26 das fatalidades foram registradas em Mamuju, enquanto outras oito foram registradas em outras partes de Sulawesi Ocidental. Em Majene, quatro mortes foram relatadas em um tremor anterior, enquanto 637 outras pessoas ficaram feridas. A extensão total dos danos causados pelo terremoto ainda não é totalmente conhecida. O acesso às áreas afetadas é um desafio: estradas estão bloqueadas, pontes caíram e o aeroporto local de Mamuju também foi danificado. A eletricidade foi cortada e as linhas telefônicas estão desligadas. Três deslizamentos de terra ao longo da estrada principal que liga Majene e Mamuju.

Muitas pessoas ainda estão presas sob prédios desabados, de acordo com equipes locais de busca e resgate. Outra dificuldade foi a falta de comunicação entre as equipes de resgate, já que as redes telefônicas locais caíram após o terremoto, disse ele, acrescentando que havia oito locais onde as pessoas precisavam de resgate urgente.

Muitas pessoas ficaram presas porque estavam dormindo quando o terremoto aconteceu no meio da noite, disse Shalahuddin Salman, um residente de Mamuju.

A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia disse que o terremoto não desencadeou um tsunami com base em modelos da agência. Entretanto, foi emitido um alerta para o risco de tremores secundários, fortes o suficiente para produzirem um tsunami.

Terremotos na Indonésia

A Indonésia, uma nação de alta atividade tectônica, não é estranha aos terremotos. É frequentemente atingido por terremotos, erupções vulcânicas e tsunamis por causa de sua localização no “Anel de Fogo”, um arco de vulcões e falhas geográficas na Bacia do Pacífico. A resposta ao terremoto de sexta-feira é ainda mais complicada pelo coronavírus, que a Indonésia tem lutado para conter. O número de casos diários ultrapassou 10.000 nesta semana.

Se você tem pessoas que são evacuadas, o risco [de infecção] para essas pessoas aumenta tremendamente, disse Gelfand, membro da Federação Internacional da Cruz Vermelha.

Em 2018, um terremoto e um tsunami de magnitude 6,2 devastadores atingiram a cidade de Palu, mais ao norte de Sulawesi, matando milhares de pessoas. Em dezembro de 2004, um terremoto de magnitude 9,1 no norte da ilha Indonésia de Sumatra desencadeou um tsunami que varreu áreas costeiras da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e nove outros países, matando mais de 230.000 pessoas.