Temporais alagam diversas cidades em Minas Gerais

Zona de convergência causou tempestades em Minas Gerais ao longo deste domingo (07). Foram registrados grandes acumulados de chuva em cidades como Belo Horizonte, onde rios transbordaram e inundaram avenidas, casas e pontos de comércio.

Temporais alagam diversas cidades em Minas Gerais.
Chuva forte atingiu Minas Gerais ao longo do fim de semana, causando alagamentos e grandes estragos em diversas cidades. (imagens: Flavio Tavares / Corpo de Bombeiros)

Tempestades que se formaram em todo o Estado de Minas Gerais causaram pontos de alagamento em diversas cidades neste fim-de-semana, especialmente ao longo do domingo (07). Houve registro de quedas de árvore, transbordamento de rios e inundação de inúmeras residências e pontos de comércio.

Grandes estragos foram registrados na capital, Belo Horizonte. O transbordamento do córrego Ferrugem inundou a avenida Teresa Cristina. A avenida Cristiano Machado, próxima à Estação São Gabriel, também foi alagada. Na avenida Getúlio Vargas, uma árvore caiu em cima de um carro em trânsito.

A via Expressa, na altura do bairro Coração Eucarístico, foi bloqueada. A avenida Vilarinho, uma das mais importantes vias de acesso ao Norte de Belo Horizonte, alagou duas vezes - de manhã e de tarde. A chuva derrubou tapumes que cobriam as obras de captação dos córregos Vilarinho e Nado, sustentados por blocos de concreto.

A tempestade fez um restaurante desabar na avenida Amazonas, bairro Gameleira. Houve registros de vazamento de gás, mas nenhum acidente ocorreu. O corpo de bombeiros vasculhou os destroços e não foram encontradas vítimas.

A tempestade fez um restaurante desabar na avenida Amazonas, bairro Gameleira (...) não foram encontradas vítimas no local.

A Prefeitura de Belo Horizonte informou que as obras para prevenção de enchentes continuam sendo executadas. Duas delas, no valor de R$ 145 milhões, já estão sendo executadas e devem ser concluídas no segundo semestre de 2021. Uma terceira obra, com investimento de R$ 152,4 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal, ainda não saiu do papel.

O principal sistema meteorológico atuando na formação destas chuvas é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Ela continuará trazendo tempestades fortes para o Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e parte das regiões Centro-Oeste e Norte.

Segundo o INPE/CPTEC, havia grande potencial para formação de chuvas intensas e generalizadas da região que compreende Belo Horizonte, sul do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro. É esperado que as chuvas continuem pelo menos até esta segunda-feira (08). Há risco de rajadas de vento fortes e descargas elétricas.

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, a maior parte dos pluviômetros registraram acumulados de chuva superiores a 100 mm no domingo. O pluviômetro Centro Sul superou, em um único dia, a chuva média esperada para o mês de Fevereiro inteiro, com 182 mm. Outros locais também ficaram muito próximos da marca, superando os 170 mm de chuva acumulada.

Caso você esteja em Minas Gerais ou alguma das áreas afetadas pela chuva, os cuidados recomendados são:

  • Evite áreas de inundação e vias próximas a rios e córregos no momento da chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas.
  • Não deixe crianças brincando na enxurrada.
  • Não se abrigue nem estacione veículos em baixo de árvores.
  • Evite áreas sujeitas a desabamento, como encostas e morros;
  • Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Se aparecerem fendas, rachaduras em paredes, depressões no terreno ou minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil (199).
  • Tome todos os cuidados necessários para se proteger de descargas elétricas (aprenda clicando aqui).