Tempestades severas e grandes volumes de chuva causaram muita destruição na região Sul. Confira as imagens
A passagem de um ciclone e uma frente fria causou grande destruição no Rio Grande do Sul. Alerta de tempestades segue vigente em Santa Catarina e no Paraná.

Com a formação de um ciclone e o avanço de uma frente fria, tempestades severas atingiram a região Sul nesta segunda-feira (04). Alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) avisou sobre a incidência de acumulados altos de chuva, rajadas fortes de vento e queda de granizo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul também emitiu diversos alertas de risco hidrológico e meteorológico, e relatou que os maiores danos foram causados pelo imenso volume de chuvas. De acordo com o órgão, as cidades com maior volume acumulado de chuva entre os dias 02 e 04/09 foram:
- Passo Fundo: 291,6 mm
- Água Santa: 221,6 mm
- Ijuí: 217,6 mm
- Entre-Ijuís: 207,4 mm
- Vacaria: 202,2 mm

Ainda de acordo com a Defesa Civil, foram registrados quatro óbitos até o momento: Um homem foi vitimado, em Mato Castelhano, ao tentar atravessar o rio Piraçuce; um homem sofreu um choque elétrico em Passo Fundo; e um casal morreu ao ter o carro levado por uma correnteza quando atravessava uma ponte no município de Ibiraiaras. Ao total, 278 pessoas foram desalojadas pelo mau tempo.
Ponte Rio das Antas, na Br-116, entre Campestre da Serra e São Marcos, minutos antes de ser interditada...
— Carlos Alberto (@Carlosdpoadv) September 4, 2023
Ela em dias normais pic.twitter.com/XluoMDIXdl
As rajadas de vento causaram quedas de árvore, destelhamentos e danos em construções. Diversas vias foram obstruídas pelas quedas e também por desabamento de barreiras.
Como se já não bastasse, tempestades de granizo também atingiram diversos galpões e centenas de residências. As pedras grandes e numerosas causaram danos severos aos telhados.

Mas o maior problema foi o volume gigantesco de chuva, que ocasionou centenas de pontos de alagamento. As águas causaram danos ao interior de residências, destruíram bueiros e obstruíram inúmeras vias.
Veículos foram arrastados pela chuva em diversos pontos de enchentes. Em Santa Maria, a rede pluvial entrou em colapso. Pontes de diversos municípios foram interditadas, vários pontilhões foram submersos e uma ponte entre Farroupilha e Nova Roma caiu.
Momento q um "esperto" passa a ponte, minutos antes dela cair...
— Carlos Alberto (@Carlosdpoadv) September 4, 2023
Por estas e outras q da as tragédias...@agoranotempo @tempocleokuhn @climatempo @obsclima pic.twitter.com/N8re4cNgCV
Ainda há risco de tempestades no centro-sul do Brasil
Santa Catarina e Paraná seguem em alerta ao longo dessa manhã de terça-feira (05), mas o risco de danos nestes estados já é baixo. A frente está se deslocando para o Norte e não atingirá mais o Sul com intensidade, embora o tempo se mantenha bastante nublado.
Ao longo do dia, tempestades também atingirão São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e parte de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Vale lembrar que, durante tempestades, há risco alto de queda de objetos e galhos de árvores, além de descargas elétricas fatais. Por isso, se atente às recomendações:
- Não se abrigar debaixo de árvores;
- Não se abrigar debaixo de coberturas pequenas, como quiosques;
- Evitar áreas próximas a postes e torres de transmissão;
- Evitar áreas próximas a objetos altos, como placas e letreiros.
Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). E para acompanhar as previsões de tempestade para seu município específico, não deixe de conferir o site da Meteored | Tempo.com.