Tempestades severas atingem São Paulo, causando inundações severas em Bauru. Chuvas intensas continuam nos próximos dias

Tempestades intensas atingiram o Estado de São Paulo durante a tarde desta quarta-feira (14) causando alagamentos e enxurradas severas em Bauru. A formação de um ciclone subtropical pode piorar a situação nos próximos dias.

Tempestades severas atingem São Paulo, causando alagamentos em Bauru.
Tempestades intensas atingiram o Estado de São Paulo durante a tarde desta quarta-feira (14) causando alagamentos e enxurradas severas em Bauru. (imagem: anônimo/divulgação)

Chuvas intensas estão se formando no Estado de São Paulo, como resultado do avanço de uma frente fria que está causando tempestades severas nesta quarta-feira (14). Em Bauru, uma destas tempestades causou alagamentos e grandes transtornos para a população.

Trechos da avenida Nações Unidas ficaram completamente inundados, e a força das águas foi capaz de arrastar e capotar carros, além de destruir completamente a pavimentação da avenida. Pessoa ficaram ilhadas em comércios e pontos de ônibus e um homem quase foi arrastado pelas águas, antes de ser salvo por outros pedestres.

Estimativas do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP (IPMET) indicaram acumulados de 35 mm na cidade com rajadas de vento de 55 km/h. Tempestades severas também atingiram municípios vizinhos e, muito provavelmente, contribuíram para aumentar a vazão dos rios na região.

Felizmente, até o momento, não há registros de ocorrências de mortos, feridos ou desaparecidos.

A Defesa Civil emitiu alertas para os motoristas evitem trechos próximos de rios, já conhecidos por alagarem facilmente durante as chuvas. Isso inclui a avenida Nações Unidas na altura do Parque Vitória Régia e da ferrovia, a rua Alfredo Maia e a avenida Rodrigues Alves, na altura do viaduto da rodovia Marechal Rondon.

Tempestades severas atingem São Paulo, causando alagamentos em Bauru.
Trechos da avenida Nações Unidas ficaram completamente inundados, e a força das águas arrastou carros e destruiu a pavimentação da avenida. (imagem: anônimo/divulgação)

Essa situação ocorre devido ao avanço de uma frente fria pelo país, que ocasionou a formação de tempestades severas nesta quarta-feira (14). Previsões indicam pancadas de chuva não apenas em São Paulo, como também no Rio de Janeiro, grande parte de Minas Gerais e sul do Espírito Santo.

Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou um aviso de tempestades para o Sudeste, com acumulados de até 50 mm no dia, ventos intensos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Ainda há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos, especialmente em áreas urbanas.

Imagem de satélite em infravermelho realçado nesta quarta-feira (14) durante a tarde.
Imagem de satélite em infravermelho realçado nesta quarta-feira (14) mostra o momento em que tempestades se formam na região, causando alagamentos em Bauru e outros municípios vizinhos.

As chuvas continuam ao longo desta quarta-feira e se estendem para a quinta-feira (15), quando podem ficar ainda mais intensas e atingir de maneira generalizada todo o Sudeste do Brasil.

Ciclone Subtropical pode causar mais tempestades no Sudeste ao longo dos próximos dias

A partir desta quinta-feira (15), começa a se configurar um ciclone subtropical na altura do Sudeste, nos rastros da passagem da frente-fria. Até o domingo (18), o sistema pode causar muita nebulosidade e pancadas de chuva em todo o Sudeste.

As tempestades mais intensas devem se formar durante a tarde e a noite, mas há risco de chuvas a qualquer hora do dia. Ao todo, os acumulados esperados podem chegar a valores em torno dos 150 mm de chuva até o fim deste próximo domingo.

Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá graças às rajadas fortes de vento e descargas elétricas. Evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques, e também áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.