Tempestade Gloria deixa mortos e rastro de destruição na Espanha

A poderosa tempestade de inverno Gloria assolou o leste da Espanha deixando 5 mortos e um enorme rastro de destruições. Chuvas torrenciais, ventos de mais de 100 km/h, ondas gigantes e muita neve atingiram diversas cidades da Espanha e França.

A fúria da Tempestade Gloria foi registrada em diversas cidades da costa leste da Espanha. Foto: AVAMET/ Twitter.

Uma poderosa tempestade de inverno, chamada de Tempestade Gloria, atingiu com força o leste da Espanha entre domingo e terça-feira (21/01), com ventos fortes, chuvas torrenciais, ondas gigantes e muita neve. As regiões mais prejudicadas pela tempestade foram as cidades na costa do Mediterrâneo e as Ilhas Baleares, arquipélago espanhol no Mediterrâneo ocidental.

As Ilhas Baleares foram as primeiras a sofrerem os impactos da tempestade. Maiorca, a maior ilha do arquipélago, foi atingida por ventos de até 80 km/h e acumulados de precipitação de 75 a 175 mm. Os fortes ventos e chuvas também atingiram grandes cidades costeiras como Múrcia, Valência e Barcelona. Chuvas de 100 a 150 mm, e de até 300 mm em algumas localidades, causaram inundações em regiões que estão habituadas em receber apenas 25 mm de precipitação em todo o mês de janeiro!

Além das chuvas torrenciais, ondas gigantes de 6 a 10 metros causaram grandes inundações ao invadirem comunidades litorâneas de forma brutal. A cidade de Valência registrou a onda mais alta já observada, com 8.44 metros, ultrapassando a marca anterior de 6.45 metros, estabelecida durante a tempestade de janeiro de 2017.

A cidade costeira de Tossa de Mar ficou coberta por uma densa camada de espuma do mar na terça-feira (21/01), consequência das ondas que invadiram a cidade. No delta do Rio Ebro, um dos maiores rios da Espanha, localizado na província de Tarragona, na Catalunha, cerca de 3 mil hectares de arrozais (plantações de arroz) ficaram inundados.

Enquanto a costa leste sofria com as chuvas torrenciais e a ventaria, o interior do continente foi assolado por uma onda de frio congelante acompanhada por grande quantidade de neve. Fortes ventos de norte, associados a um centro de alta pressão intenso centrado no sul das Ilhas Britânicas, carregaram uma massa de ar polar para o interior do país. Algumas localidades na região de Valência chegaram a acumular mais de 60 cm de neve!

Nessa quarta-feira (22/01) as autoridades confirmaram a morte de 5 pessoas na Espanha, vítimas da tempestade Gloria. Três das vítimas morreram na região de Valência e duas na província de Almeria, no sudeste. Os serviços de resgate espanhóis também estão em busca de 4 pessoas desaparecidas.

Ainda na segunda-feira (20/01), a tempestade se deslocou para norte em direção a França, onde deixou milhares de famílias sem energia elétrica. Chuvas de até 200 mm, cerca de 1.5 metros de neve e ventos de até 110 km/h atingiram a região de Occitânia, no sudeste da França. De acordo com especialistas, essa foi a pior tempestade que ocorreu na região desde 1982.