Forte terremoto de magnitude 7.0 abala Grécia e Turquia

Um intenso terremoto de magnitude 7.0 foi registrado no Mar Egeu próximo a Ilha de Samos, Grécia, e a costa oeste da Turquia. Diversos edifícios vieram ao chão na cidade turca de Izmir e mini tsunamis foram registrados em várias cidades.

Terremoto Turquia e Grécia
Forte terremoto registrado no Mar Egeu nessa sexta-feira (30) foi responsável pela destruição de dezenas de edifícios no oeste da Turquia. Foto: Tuncay Dersinlioglu/Reuters.

Um forte terremoto atingiu o Mar Egeu nesta sexta-feira e causou muitos estragos na Grécia e Turquia. De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês), o tremor ocorreu as 13h51 na hora local (8h51 no horário de Brasília) e esteve centrado no Mar Egeu a cerca de 13,5 km a nordeste da Ilha de Samos, Grécia, e bem próximo à costa oeste da Turquia (cerca de 17 km).

A USGS classificou o tremor como magnitude 7.0, o que o classifica como um tremor de intensidade moderado a forte. O tremor ocorreu a uma profundidade relativamente rasa de 21 km, resultante de uma falha dentro da placa tectônica da Eurásia no Mar Egeu, o que explica o seu grande impacto na superfície.

Até o momento os noticiários locais e os relatos colocados nas mídias sociais indicam que diversas construções e edifícios foram danificados e destruídos, pelo menos 4 mortes e 120 feridos foram contabilizados no oeste da Turquia. O prefeito de Izmir, cidade da costa oeste da Turquia mais abalada pelo tremor, a 3ª maior do país com 4,5 milhões de habitantes, disse à CNN local que cerca de 20 prédios desabaram.

Os moradores correram para as ruas para se protegerem e alguns chegaram a registrar o momento em que alguns desses prédios vieram ao chão, registrando o momento de pavor vivido pelos moradores locais. Edifícios também foram destruídos nas cidades turcas de Bornova e Bayrakli.

O tremor foi seguido por uma grande agitação marítima no Mar Egeu. Um alerta de tsunami foi emitido e os 45 mil residentes da ilha de Samos foram alertados para ficar longe da costa. Alguns vídeos mostram a água do mar invadindo as ruas de cidades da ilha e os moradores ficaram presos nos andares superiores das residências. Autoridades relataram que “mini tsunamis” também ocorreram na costa oeste da Turquia, inclusive na cidade de Izmir, onde as águas do mar também invadiram ruas e casas.

O terremoto também chegou a ser sentido em Atenas e Istambul, porém nenhum dano foi notificado nessas cidades. A Turquia e Grécia estão situadas sobre falhas geográficas, portanto, terremotos são comuns nesses países. Em janeiro desse ano mais de 30 pessoas morreram e mais de 1 600 ficaram feridas quando um terremoto de 6.8 atingiu o leste da Turquia.

Em julho de 2019, Atenas, capital da Grécia, foi atingida por um terremoto 5.1 que paralisou a cidade. Em 1999 um poderoso terremoto atingiu a cidade turca de Izmit, próxima a Istambul, deixando 17 mil mortos.