Spacedream trabalha na criação de naves espaciais revolucionárias

Conversamos com a empresa argentina formada por profissionais que se uniram com um objetivo comum: desenvolver as estações e naves espaciais do futuro, em busca de uma aliança estratégica com a SpaceX.

Spacedream
Existem 3 projetos de naves espaciais em desenvolvimento.

Em pleno auge mundial da indústria e turismo espacial, tendo a empresa SpaceX como principal referência nos grandes e recentes acontecimentos históricos, a empresa argentina Spacedream se posicionar e crescer no mercado internacional, trabalhando no desenvolvimento de naves espaciais modulares construídas inteiramente com braços robóticos de impressão 3D, utilizando materiais leves e de baixo custo.

Falamos exclusivamente com eles, que também nos contam como seria a estratégia de aliança para formar junto com a SpaceX.

Como nasceu a ideia de construir os cruzeiros espaciais do futuro?

A ideia original sempre foi oferecer soluções tanto para Elon Musk quanto para sua empresa SpaceX, bem como para a indústria aeroespacial e a crescente indústria de turismo espacial. Daniel Comerci, fundador da Spacedream, desenvolveu o conceito original de cruzeiro espacial com gravidade própria em 2020, em plena quarentena, juntamente com o modelo de negócios que acabaria por moldar a Spacedream.

Quantas naves estão em desenvolvimento e quais são suas principais características?

Atualmente temos 3 projetos em desenvolvimento. A SD-01 tem como principal característica a comprovação do conceito de gravidade artificial, implantação no espaço, sua estrutura e escudos. Possui 72 módulos de 1,60 m x 4,50 m e 2,60 m de altura. A SD-MAX é baseada no mesmo conceito da SD-01, com a única diferença sendo o tamanho de cada módulo, maximizando sua área interna para transportar mais passageiros ou cargas. Por último, a SD-PLUS, que aumenta o número total de módulos. Isso é especialmente útil para a exploração da nave em forma de cruzeiro ou hotel espacial.

Como a gravidade artificial é gerada e naves?

As naves da Spacedream geram sua própria gravidade sem a necessidade de dispositivos de ficção científica ou tecnologia avançada. Eles usam o conceito simples de força centrífuga. Com base em nossos cálculos, a SD-01 será capaz de criar uma gravidade semelhante à da Terra, especificamente 0,8G de aceleração, 80% da gravidade da Terra, facilitando a vida cotidiana no espaço sideral.

Como é a aliança estratégica que buscam formar com a SpaceX?

Este projeto é baseado em uma estreita colaboração entre a Spacedream e a empresa líder na indústria de foguetes espaciais e aviônicos, a SpaceX. As naves Spacedream são projetadas para usar os reforços pesados e sistemas aviônicos provenientes da SpaceX, bem como o uso de cápsulas Dragon.

A decisão de projetar os sistemas da Spacedream em torno da tecnologia SpaceX é uma decisão baseada na visão compartilhada de ambas as empresas de levar a humanidade a um estado interplanetário e, além das razões filosóficas, as razões tecnológicas de realizar o projeto com a SpaceX não são menos importantes.

Spacedream
As naves Spacedream geram sua própria gravidade sem a necessidade de tecnologia avançada.
Que vantagens oferecem em relação à concorrência global, em uma indústria que está em expansão?

Um dos aspectos mais competitivos que representa a Spacedream é o de fomentar uma nova indústria com uma gama de valores realistas e não muito extravagantes. Graças às suas novas técnicas de construção em combinação com o uso de materiais reutilizáveis de baixo custo, a Spacedream pretende criar uma linha de montagem por uma fração do dinheiro que se utiliza em média para a criação de um cruzeiro marítimo de 5 estrelas.

Quais são os próximos objetivos da empresa no curto prazo?

Estamos na atual expansão de nossos escritórios, onde construiremos o laboratório de desenvolvimento e as primeiras impressoras capazes de imprimir o protótipo em escala 1 para 15. Assim, a curto prazo, queremos finalizar nossa nova “casa” e concluir tanto os novos sistemas de impressão como conseguir o primeiro protótipo oficial.

Por último, quão perto acham que a humanidade está de realizar voos turísticos para o espaço, de maneira mais acessível e frequente?

Considerando que neste 2022 a SpaceX, juntamente com a Polaris, realizará as primeiras caminhadas espaciais para turistas, estamos convencidos de que em uma janela de 10 anos a humanidade realizará constantemente voos acessíveis e seguros ao espaço.