Como Nova York consegue absorver uma quantidade enorme de carbono?

Em Nova York, todas as emissões de carbono produzidas pelos meios de transporte são totalmente absorvidas pela vegetação. Entenda melhor aqui.

Vegetação, Poluição do Ar, Nova York
A copa das árvores cobre aproximadamente 170 km² da cidade de Nova York, ou seja, 22% de sua área total.

Um estudo da Columbia Climate School revela a importância da vegetação em ambientes urbanos. Na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, e em algumas áreas densamente povoadas adjacentes, a fotossíntese de árvores e gramíneas absorve todas as emissões de carbono produzidas pelo setor de transportes durante os vários dias de verão.

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores usaram mapas de vegetação e imagens aéreas de radar. Eles também explicaram as grandes quantidades de vegetação anteriormente não contabilizadas como espalhadas em pequenos pontos nos mapas. E estas desempenham um papel desproporcional na absorção das emissões de CO2.

Contando cada parte do gramado, copa das árvores, árvores de rua individuais, pequenos jardins de quintal, terrenos baldios cobertos de mato e estudando dados de torres de instrumentos que medem continuamente o nível de dióxido de carbono do ar, eles concluíram que a vegetação de Nova York era capaz de absorver todas as emissões.

70% das emissões humanas de dióxido de carbono vêm de áreas urbanas. Nova York é a primeira cidade emissora dos Estados Unidos e a terceira do mundo. "Há muito mais vegetação do que pensávamos, e é isso que leva à nossa conclusão", revela o principal autor Dandan Wei, pesquisador do Observatório da Terra Lamont-Doherty da Columbia Climate School.

"Isso nos diz que o ecossistema é importante em Nova York e, se é importante aqui, provavelmente é importante em qualquer outro lugar", diz o pesquisador. "A maioria das pessoas acredita que a cidade de Nova York é apenas uma caixa cinza, que está biologicamente morta", diz Roísín Commane, coautor do relatório. "Mas só porque há uma calçada de concreto em algum lugar, não significa que também não haja uma árvore sombreando-a".

A copa das árvores cobre aproximadamente 170 km² da da cidade americana, ou seja, 22% de sua área! Já as gramíneas representam 94 km², ou 12%. Os pesquisadores analisaram dados de junho a agosto de 2018, quando a região metropolitana emitiu 14,7 milhões de toneladas de dióxido de carbono. Atrás da indústria elétrica e da energia predial, o transporte rodoviário emitiu 1,2 milhão de toneladas.

Mas atenção, a absorção de carbono ocorre apenas durante a estação de cultivo local, que vai de meados de abril a meados de outubro na relativamente fria cidade de Nova York. A "vegetação em cidades localizadas em climas mais quentes provavelmente tem um papel mais importante na absorção de carbono", detalha Dandan Wei.