Sementes de milheto: seria a solução para a fome no mundo?

Para combater à fome na Índia, sementes de milheto ganharam espaço em Odisha, lugar onde a vida da população mudou grão por grão, após a semente resistir às altas temperaturas da região e necessitar de pouca água para sua produção. Saiba mais aqui.

milheto
O milheto vem como principal arma na luta contra à fome na Índia.

Uma arma poderosa contra a fome na Índia foi uma semente, um grão chamado milheto, um tipo de milho comum no país asiático. O milheto indiano sobrevive às altas temperaturas, necessita de pouca água para sua produção e ainda beneficia a qualidade do solo.

A alta tolerância da planta de milheto ao calor (até 64 graus Celsius), secas e inundações tornam seu cultivo uma escolha adequado para os agricultores em uma era de mudanças climáticas e esgotamento dos recursos naturais.

Aliás, existe uma iniciativa no combate à fome, feita pelo Programa Alimentar Mundial que visa fornecer gratuitamente como sementes de milheto a pessoas mais vulneráveis de Odisha.

A vida dos camponeses nesta região foi regada de dificuldades e fome, o que viveu Subasa Mohanta, pois mesmo trabalhando 16 horas por dia com uma carga de trabalho extenuante como operária e carregando pedras para um canteiro de obras, havia a possibilidade de voltar para casa sem o suficiente para comer.Mas em 2018, um pequeno saco de sementes transformadas a vida de Subasa e sua família.

Um símbolo de esperança e superação

A família de Subasa espalhou as sementes de milheto doadas pelo programa nos 0,6 hectares de terra não cultivada em torno de sua casa de tijolos e barro na vila de Goili no distrito de Mayurbhanj.

Dois meses depois, foi colhida a primeira safra de milheto e Subasa conta que dos quase 500 quilos que colheram e vendiam por 40 rúpias o quilo, guardavam uma porção para alimentar bocas famintas em casa e dividiam o resto com amigos e familiares.

produção de milheto
ONU Índia/Anadi Charan Behera do Studio Priya, Bhubaneswar | Subasa Mohanta com um ciclo de ervas daninhas.

Nos últimos três anos, a rotina de Subasa agora é dividida entre cultivar sua própria terra e aconselhar outras mulheres em Mayurbhanj e distrito de Odisha sobre outras práticas para o cultivo de milheto. Além disso, ela fala com os repórteres que fazem fila para conhecer "Mandia Maa", apelido conquistado por seu árduo e vontade de experimentar uma nova safra, quando poucos estavam dispostos.

Vantagens na produção

O milheto não mudou apenas a sorte dos Mohanta, que agora também cultiva outros tipos do grão, como o suan (pequeno milheto) e o sorgo, que agora fazem parte da dieta da família. De mandia kakara pitha (uma espécie de panqueca) a mandia malt (uma bebida saudável para começar o dia), a tigela de nutrição familiar também faz parte da jornada para o sucesso do Programa Odisha Millets.

youtube video id=yPzP8AllF7A

Um ponto importante sobre a produção do milheto é que ele requer menos água do que o arroz e o trigo, os dois alimentos básicos da dieta indiana. Além disso, eles escolhem tanto mais que os consumidores são tão fertilizantes e seguros quanto os consumidores para a terra cultivada.

Bishow Parajuli, representante e diretor do Programa Alimental Mundial na Índia fala que além de ser uma rica fonte de nutrientes e uma cultura resistente ao clima, o milheto pode diversificar o sistema alimentar, contribuir para a resiliência e adaptação e melhorar a vida dos pequenos agricultores, incluindo mulheres.

Não é mais o alimento dos pobres

As sementes criaram raízes, mas o caminho a não seguir está isento de desafios. O milheto ainda é pensado como um alimento dos pobres e desprivilegiados, uma questão de imagem que precisa ser abordadas por meio de promoções, campanhas de mídia social e mensagens de conscientização de imagens ilustrativas.

O apoio do consumidor urbano é preciso para encontrar seu lugar de direito nas prateleiras dos supermercados e deixar de ser o alimento dos pobres. Embora o milheto possa dar esse grande salto com apenas alguns verões de cultivo, as mulheres nas aldeias e pequenas cidades de Odisha levam seu trabalho muito sério. E as vidas já estão mudando, grão por grão.

mulheres
ONU Índia/Anadi Charan Behera do Studio Priya, Bhubaneswar | Membros do grupo de autoajuda na unidade de bioentrada.

Aliás, lançada em 2017, a Missão Odisha Millets é a primeira iniciativa de agricultura desse tipo a incentivar o cultivo de milheto rico em nutrientes no leste da Índia. Seu objetivo é reforçar os meios de subsistência e a segurança alimentar dos pequenos agricultores, incentivando-os a adotar culturas resistentes ao clima, gerando demanda pelo produto.

Para reforçar a Missão, a Assembleia Geral da ONU em 2021, adotou uma resolução patrocinada pela Índia, declarando 2023 como o Ano Internacional do Milheto. Espera-se que esta semente se torne uma ferramenta para combater a desnutrição, juntamente com outros esforços em andamento, especialmente entre as comunidades tribais mais vulneráveis.