Semana começa com avanço de ar frio e possibilidade de geada no Sul

Evento de frio tardio confirmado! A atuação de um ciclone extratropical contribui para o avanço mais efetivo da massa de ar frio pela Região Sul no início desta semana.

frio tardio geada outubro
Massa de ar frio avança por parte da Região Sul, levando potencial para formação de geada pontual. O ar frio também chega em parte de SP e ao RJ.

O mês de outubro iniciou com eventos de chuva expressivos na Região Sul e tempestades também no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, com episódios que chamaram bastante a atenção, como por exemplo o segundo evento de tempestade de poeira no estado de São Paulo.

Essa significativa mudança de padrão é influenciada principalmente pela Oscilação Antártica (AAO), que entrou em uma tendência negativa favorecendo a maior frequência da atuação de cavados, baixas pressões e de sistemas frontais, sendo estes últimos, acompanhados de massas de ar frio na sua retaguarda, como o que será observado nos próximos dias com maior intensidade.

O avanço da massa de ar frio e a queda das temperaturas

Nesta madrugada, uma região de cavado continua a provocar chuvas intensas entre Santa Catarina e o Paraná, e eventos de precipitação de menor intensidade e mais isolados entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul catarinense.

Neste momento, a massa de ar frio atua sobre a Argentina e o Uruguai, porém, ventos de sul transportam o ar frio até as regiões Oeste, Central, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul.

Ao longo da segunda-feira (04), o sistema avança pelo território gaúcho, proporcionando um dia ensolarado e com temperaturas amenas e máximas que não passam dos 22°C. Em Porto Alegre, as temperaturas atingem no máximo os 20°C.

Em boa parte de Santa Catarina e do Paraná, as chuvas intensas e o tempo nublado não permitem o ganho térmico mais acentuado ao longo do dia. No entanto, para o sul catarinense, os ventos de sul também favorecem a manutenção das temperaturas ao longo do dia. As máximas variam entre 18°C e 21°C, com calor sendo registrado somente no oeste, noroeste e norte do Paraná, onde as temperaturas atingem os 27°C.

Na terça-feira (05), a massa de ar frio já atua sobre o território gaúcho, influenciando boa parte da Região Sul. As mínimas ficam abaixo dos 10°C em todo o Rio Grande do Sul até o oeste de Santa Catarina. No Sul e região da Campanha mais próxima da fronteira com o Uruguai, as temperaturas podem ficar abaixo dos 4°C e 5°C, havendo potencial para a formação de geada fraca e pontual.

No Paraná e em Santa Catarina, as temperaturas também diminuem e as mínimas atingem os 11°C em Curitiba e os 15°C em Florianópolis. A massa de ar frio, sistema de alta pressão, favorece o escoamento de sul e sudeste no oceano, que contribui para a redução das temperaturas também no leste paulista e no Rio de Janeiro.

Na quarta-feira (06), a massa de ar frio já se encontra no oceano e os ventos voltam a atuar de norte, o que resulta em acréscimo das temperaturas na Região Sul. Mesmo assim, as temperaturas ficam amenas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. No norte e noroeste paranaenses, sensação de calor e máximas chegando aos 30°C.

Nos dias seguintes, outra massa de ar frio passa a influenciar parte da Região Sul e proporcionar mais um evento de queda das temperaturas. No entanto, não se trata de algo intenso, além disso, até mesmo mais fraco, uma vez que a alta pressão não consegue avançar pelo Rio Grande do Sul, mantendo o seu núcleo entre o sul do Uruguai e o leste da Argentina.