Rajadas da tempestade Gabriel na maior duna da Europa

Espetacular registro das rajadas de vento provocadas pela tempestade Gabriel na Duna de Pilat,no oeste da França, a maior da Europa.

youtube video id=CL6pElQGxGg

Ontem, a tempestade Gabriel chegou à costa oeste da França. A jornalista francesa Séverine Guillemet levou sua câmera e ficou em um dos mais famosos morros do Golfo da Biscaia: "Dune du Pilat", a maior duna da Europa. Assim, Guillemet registrou um dos vídeos mais virais da tempestade. O observatório de Pointe du Raz, a poucos quilômetros do local, registrou rajadas de até 132 km/h.

A Duna de Pilat se estende ao longo de 2,7 quilometros, com uma largura de 500 metros e aproximadamente 110 metros de altura (saiba mais). Suas dimensões são espetaculares, mas isso não é um impedimento para se mover. O monte de areia avança a cada ano alguns metros para o interior, com ajuda dos ventos e das marés. O bosque de pinhos que se localiza a sotavento, ou melhor, a leste da duna, nada pode fazer quanto ao avanço da areia, exceto esperar ser dominado por ela.

Outras consequências da tempestade na França

Muitos postes de luz não suportaram as rajadas do vento intensas e caíram, deixando 41.000 casas sem luz na França. A neve também foi um empecilho, deixando estradas e aeroportos sem energia. Vinte vôos tiveram que ser cancelados em Paris-Orly. Durante esta manhã, a eletricidade foi restaurada. A tempestade já está se dissipando sobre a Alemanha e não há previsão para transtornos.