Qual seria o custo ambiental da guerra entre a Rússia e a Ucrânia?

Desde 24 de fevereiro de 2022, quando a Federação Russa começou uma guerra na Ucrânia, a invasão militar da Rússia tem sido tão devastadora, causando sofrimento a milhões de pessoas, que foram forçadas a deixar suas casas, além da destruição do meio ambiente.

Guerra na Ucrânia
As emergências ecológicas na Ucrânia afetarão seriamente a saúde humana e o meio ambiente por muitos anos.

A guerra na Ucrânia é particularmente destrutiva pois as regiões sul e leste estão repletas de locais industriais como, usinas metalúrgicas, fábricas de produtos químicos, usinas de energia e minas em ruínas. Essas infraestruturas geralmente estão cheias de produtos petrolíferos, produtos químicos perigosos e compostos explosivos que causam danos a curto e longo prazo quando liberados no meio ambiente.

De acordo com Richard Pearshouse, Diretor de Crise e Meio Ambiente da Anistia Internacional, “lutar nesses locais corre o risco de gerar contaminação tóxica extrema, com sérios impactos à saúde que agravam a já crise humanitária da população local”.

Embora seja sempre difícil avaliar os danos em meio a um conflito violento, a deterioração ambiental dessa guerra após quase 2 meses de combates já é evidente e extensa. O Ministério da Proteção Ambiental da Ucrânia e várias ONGs vêm tentando mapear os danos incentivando os civis a relatar incidentes ambientais em suas áreas.

As operações militares da Rússia em torno das quatro usinas nucleares operacionais da Ucrânia e 15 reatores nucleares ativos representam um perigo para a população civil e o meio ambiente natural.

Danos ambientais catastróficos causados pela contaminação

O Observatório de Conflitos e Meio Ambiente (CEOBS), organização que monitora as dimensões ambientais das atividades militares, informa sobre a cupação russa de instalações nucleares como Chernobyl e Zaporizhzhia. Nesta última, as forças russas bombardearam uma estação de tratamento de esgoto, causando a poluição do rio Dnieper.

Após a apreensão russa do complexo desativado de Chernobyl em 24 de fevereiro, o sistema de monitoramento automatizado do local relatou níveis elevados de radiação gama na Zona de Exclusão de Chernobyl. Especialistas acreditam que os altos níveis são causados por veículos militares pesados que removem o solo ainda contaminado do acidente de 1986.

Por outro lado, o oleoduto Seversky Donets em Donbas foi danificado, causando extensa poluição de rios, solo e águas subterrâneas na região leste da Ucrânia. O bombardeio deliberado de infraestrutura militar e industrial da Rússia, incluindo refinarias, fábricas de produtos químicos e instalações de armazenamento de petróleo, levou a derramamentos prejudiciais e grandes incêndios que contaminaram o ar, o solo e a água com gases tóxicos e partículas.

Reservas naturais e áreas urbanas destruídas

Essas atividades agravam ainda mais a crise ecológica no leste da Ucrânia. De acordo com o UNICEF, “mais de 450 casos de danos militares à infraestrutura hídrica na região foram relatados desde 2016”. A crise atual só piorou essas condições.

EO uso de armas explosivas em áreas urbanas como Mariupol, Kiev, Kharkiv e Odessa expôs os civis a gases tóxicos e perigosos detritos pulverizados. Além disso, o pesado bombardeio das áreas costeiras de Kherson causa grandes incêndios na área protegida da Reserva da Biosfera do Mar Negro. Isso representa uma séria ameaça para as muitas árvores e biodiversidade única da maior reserva da Ucrânia.