Qual refrigerante tem mais açúcar? Uma marca brasileira está no top 1; veja como a bebida afeta sua saúde

Essas bebidas açucaradas trazem problemas à saúde a longo prazo. E um levantamento analisou a quantidade calórica de diferentes refrigerantes vendidos no Brasil e listou qual possui mais açúcar. Descubra aqui.

refrigerantes
Consumo excessivo de refrigerantes causa vários problemas à saúde a longo prazo, como obesidade e hipertensão.

Vários estudos já mostraram que o consumo excessivo de bebidas açucaradas, como os refrigerantes, está associado ao maior risco de desenvolver problemas de saúde como obesidade, hipertensão, diabetes tipo 2, cáries, câncer e problemas cardiovasculares.

E um levantamento feito por especialistas a pedido do site Viva Bem listou a quantidade de açúcar dos principais refrigerantes encontrados nos supermercados do Brasil e identificou qual é o mais calórico. Veja abaixo mais informações.

Qual é o refrigerante brasileiro mais calórico?

De acordo com os especialistas consultados pelo site VivaBem, entre os refrigerantes tradicionais mais consumidos no país estão os de guaraná, os de cola e os de sabor limão. Estes costumam ter as maiores quantidades de açúcar adicionado.

Rodrigo Pimentel, nutrólogo do Centro Universitário Unidompedro/Afya, em Salvador, um dos especialistas consultados, comentou que uma lata de 350 ml de refrigerante pode conter entre 35 a 40 gramas de açúcar, o que equivale a cerca de 7 a 8 colheres de chá. E esses valores ultrapassam a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere um consumo diário máximo de 25 gramas de açúcar para um adulto saudável.

Ultrapassando limites: uma lata de refrigerante de 350 ml contém até 8 colheres de chá de açúcar, uma quantidade acima do limite indicado pela OMS.

Para o levantamento, nutricionistas analisaram o teor de açúcar em refrigerantes em lata de 350 g e ranquearam aqueles com o maior teor de açúcar, ou seja, com mais calorias; confira abaixo:

Guaraná Jesus (42 g de açúcares);

Coca-Cola/Fanta Maracujá (37 g de açúcares);

Sprite Original (36 g de açúcares);

Fanta Guaraná (36 g de açúcares);

Fanta Laranja (35 g de açúcares);

Guaraná Antártica (26 g de açúcares);

Itubaína (25 g de açúcares);

Pepsi-Cola (24 g de açúcares);

Guaraná Kuat (22 g de açúcares);

Fanta Uva (20 g de açúcares);

Sukita Uva (19 g de açúcares);

Sukita Laranja e Soda Limonada Antártica (17 g de açúcares);

E destes analisados, o mais açucarado (e calórico) é o Guaraná Jesus, marca pertencente à The Coca-Cola Company, e que é fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão.

As opções diet/zero são mais saudáveis?

Segundo os especialistas, a versão zero (ou diet) de refrigerantes não contém calorias nem açúcares, mas utiliza adoçantes, que podem ser artificiais (como aspartame, sucralose e acessulfame-K) ou naturais (como stévia).

De forma geral, sim, são mais saudáveis do que os com açúcar, mas ainda assim possuem adoçantes, então devem ser consumidos com moderação.

A dica para reduzir o consumo de refrigerantes é optar por doses menores e evitar as versões com os maiores teores de xaropes concentrados. As versões zero/diet podem ser opções ocasionais dentro de um plano alimentar equilibrado, mas como já falado, devem ter um consumo limitado. E não esqueça de consultar um especialista para saber qual a melhor forma de você consumir esse tipo de produto e a quantidade indicada.

Outra dica é substituir os refrigerantes por água gaseificada e acrescentar gotas de limão ou laranja, por exemplo. Ou então, substituir por chás gelados sem adoçantes artificiais e kombuchas, que são muito mais saudáveis.

Referência da notícia

Até 8 colheres de chá de açúcar: quais refrigerantes são os mais calóricos?. 07 de abril, 2025. Marcelo Testoni.