Por que telhados brancos estão sendo a solução para o calor extremo na Índia?

Uma solução simples para o calor em excesso nas comunidades da Índia: pintar os telhados das casas de branco! Até a saúde feminina está sendo prejudicada.

Calor extremo na Índia
O calor sufocante, que pode chegar a 47,8°C durante o verão, está prejudicando a saúde e a capacidade de trabalho das mulheres em Jodhpur (Crédito: Mitul Kajaria)

O calor sufocante está prejudicando a saúde da população indiana, principalmente a produtividade das mulheres, diminuindo suas horas de trabalho e reduzindo sua renda.

No ano passado, uma pesquisa do Met Office do Reino Unido descobriu que a mudança climática torna as ondas de calor durante abril e maio no noroeste da Índia 100 vezes mais prováveis.

Uma solução encontrada para amenizar o calor das comunidades indianas, é a mudança na coloração das casas, com a cor branca.

O sofrimento das comunidades indianas

Telhados de diversas casas no oeste da Índia foram pintados com tinta reflexiva solar branca, com o objetivo de amenizar a sensação térmica, que pode chegar a 47.8°C em junho.

Pinky e seus quatro irmãos, que são da tribo Bhil, uma das maiores tribos da Índia, moram em uma casa de dois cômodos em Badi Bhil Basti, uma favela em Jodhpur, a segunda maior cidade do estado de Rajasthan.

Do alto do morro onde moram, avistam-se casas marrons e beges, muitas com telhados de um branco reluzente.

Ela e outras mulheres da comunidade aplicaram tinta branca em seus telhados após uma palestra liderada por Mahila Housing Trust (MHT), uma organização sem fins lucrativos que ajuda mulheres pobres em cidades indianas a desenvolver resistência ao calor.

Desde que aplicou a tinta, Pinky notou que sua casa parece mais fresca. As casas na comunidade são pequenas estruturas improvisadas feitas com materiais que retêm o calor, como estanho, amianto, tijolos, cimento, concreto e lona.

Ao ajudar os moradores a pintar seus telhados com tinta branca refletiva a luz solar, a MHT está fornecendo uma solução simples que evita que o pior do calor penetre nos prédios e reduz as temperaturas internas. Já está trazendo algum alívio para mulheres, crianças e idosos que vivem nas comunidades periféricas.

Sintomas que você pode sentir em um dia de calor extremo

Muitas mulheres que vivem em comunidades na Índia estão sofrendo com o calor extremo, que deve piorar à medida que as temperaturas continuam subindo. Em 2022, a Índia experimentou seu março mais quente já registrado em 122 anos. Doze pessoas morreram de insolação em um evento ao ar livre em Mumbai.

Estima-se que o calor sufocante está prejudicando a saúde feminina. Pinky e outras mulheres em Jodhpur e Ahmedabad dizem que sofreram desidratação e fraqueza devido ao calor excessivo. Estes são apenas alguns dos sintomas de doenças relacionadas ao calor, como insolação, exaustão pelo calor, desmaios e erupções cutâneas.

As mulheres também experimentaram complicações na gravidez devido ao calor.

As mulheres que vivem nessas comunidades são particularmente vulneráveis ao estresse térmico, diz Dharmistha Chauhan, especialista em gênero e inclusão social do Banco Asiático de Desenvolvimento. Em 2021, a Homenet South Asia, uma rede de organizações de trabalhadores domiciliares, pesquisou mais de 200 mulheres em comunidades e assentamentos informais na Índia, Bangladesh e Nepal para entender como as mudanças climáticas as afetam.

Esta pesquisa, liderada por Chauhan, descobriu que 43% das mulheres relataram uma perda de renda em dinheiro, enquanto 41% disseram que sua produtividade havia diminuído e atribuíram isso em grande parte às mudanças climáticas, principalmente o aumento das temperaturas.

Saúde feminina em risco

As mulheres tendem a trabalhar à tarde, a hora mais quente do dia. O calor sufocante, portanto, tem um impacto direto na capacidade de trabalho das mulheres, diz Chauhan.

Prakash Kanwar, 45, mora no alto da casa de Pinky com sua família de sete pessoas em uma pequena casa de três cômodos. "Nos meses quentes, sinto-me desconfortável. Minha pressão arterial está baixa e sinto uma sensação de queimação ao urinar", diz ela.

Outras mulheres relatam que o calor faz com que a menstruação fosse mais longa, apresentava tonturas e não conseguia levantar para trabalhar.

Na Índia, muitas famílias, antes de pintarem a casa de branco, dormiam no na parte superior da casa porque o calor dentro de casa era insuportável. A temperatura dos telhados revestidos com tinta refletiva solar foi 1°C mais baixa do que os telhados de estanho não revestidos, segundo o estudo.

No geral, pintar telhados de branco é uma solução simples que pode ser aplicada em muitos locais com estresse térmico em todo o mundo