Por que os cães têm um medo irracional de trovões e tempestades?

Se você tem um cachorro como animal de estimação, pode sentir seu estresse e medo com trovões e tempestades. Ou que seu cachorro se esconde em alguns lugares da casa. Na nota, explicamos por que nossos amigos peludos têm esse comportamento e como ajudá-los.

cães
Cerca de 30% dos cães experimentam um medo irracional de trovões e tempestades.

O medo que muitos cães sentem de tempestades e trovões tem um nome específico na ciência veterinária e se chama brontofobia, termo que também é aplicado aos seres humanos que sofrem com isso. Conforme indicado pelo Hospital Veterinari Garbí, Barcelona, entre 15 e 30% dos cães têm um medo irracional de tempestades. Esse resultado foi obtido a partir de um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Em alguns casos, os níveis de ansiedade alcançados por alguns cães podem ser perigosos para eles próprios e, em situações extremas, até se misturam agressivamente com o ambiente mais próximo. De acordo com um relatório da National Geographic, a diminuição da pressão barométrica que precede uma tempestade, algo que os cães são capazes de sentir, e em alguns casos somada ao escurecimento do céu, ao vento e ao barulho dos trovões, pode causar reações de medo nos cães.

Alguns cães também adicionam aversão ao barulho, o que pode deixá-los desconfortáveis ou até mesmo aterrorizados com sons altos. Esta patologia parece crescer ao longo dos anos em alguns cães em particular. O acúmulo de eletricidade estática em seu pelo é outra explicação provável, de acordo com Nicholas Dodman, analista de comportamento veterinário da Tufts University e diretor científico do Centro de Estudos de Comportamento Canino.

Detectam mudanças na pressão atmosférica

A sensação da carga estática que os cães têm e que podem experimentar faz disparar seus receptores neurológicos de medo, explicam alguns especialistas. Cachorros grandes e de pelagem longa ou dupla acumulam facilmente eletricidade estática, algo que os humanos experimentam quando usam roupas ou quando levam um choque ao bater na porta do carro.

Se estamos lidando com um cachorro que já fica nervoso durante as tempestades, ele pode se chocar ao tocar com o focinho um objeto metálico, o que piora os casos. Para cães que já têm medo de barulhos altos, um leve desconforto pode se transformar em fobia.

A capacidade altamente desenvolvida dos narizes dos cães significa que eles podem facilmente "cheirar" as mudanças no ambiente quando uma tempestade se aproxima. Alguns cães se assustam até com trovões distantes quase imperceptíveis ao ouvido humano. A isso devemos acrescentar que existem algumas evidências que indicam algumas predisposições genéticas para os animais desenvolverem fobia de ruído, como ocorre em border collies e pastores australianos.

Como ajudá-los

Em meio a uma crise por medo, em meio a uma tempestade, muitos cães procuram lugares para se esconder e se proteger de choques elétricos, principalmente no banheiro, dentro das banheiras ou atrás do vaso sanitário. É interessante que o banheiro seja o local que a maioria dos cachorros escolhe para se esconder diante de uma tempestade, ou com barulhos extremos de fogos de artifício. Vários sites especializados coincidem em sugerir que os donos comprem uma jaqueta antiestática para manter o cachorro calmo.

medo do cachorro
O importante é transmitirmos segurança e permitirmos que se localizem em locais que os protejam.

Outra técnica que pode ajudá-los, o que não significa que o medo seja erradicado, é esfregá-los com um limpador antiestático ou colocar sobre eles casacos confortáveis que lhes dêem uma sensação de proteção. O que não é recomendado é não permitir que o animal se refugie no local que escolher, pois pode até aumentar sua sensação de medo e vulnerabilidade, desencadeando seus níveis de estresse.

Em casos mais extremos, um veterinário poderá receitar medicamentos anti-ansiedade, sendo sempre aconselhável fazer uma visita para encontrar estratégias que ajudem o seu animal de estimação a lidar, especialmente em locais onde as tempestades são muito mais frequentes. É fundamental transmitirmos tranquilidade, porque se juntarmos ansiedade tudo pode piorar. Você nunca deve puni-los por estarem nervosos, e não é aconselhável acariciá-los demais porque esse comportamento os ensinaria que seu medo pode ser agradável. É importante manter a calma e agir normalmente.