OVNI em formato de Donut é avistado na Suíça e confunde os cientistas

Um objeto estranho fotografado na Suíça dividiu opiniões e foi rotulado como um OVNI. Especialistas tentam chegar a um acordo sobre uma explicação.

Doughnut UFO
A imagem do 'OVNI Donut' capturada acima de Zurique. Crédito: @Eavix1Eavix no Twitter.

Um objeto em forma de donut visto no céu de Zurique, Suíça, no dia 8 de novembro, foi descrito como um OVNI. A imagem foi capturada por um fotógrafo na mesma noite em que quatro astronautas voltaram à Terra na cápsula Endeavour da SpaceX, mas isso aconteceu a milhares de quilômetros de distância, não deixando nenhuma explicação clara sobre a origem do objeto.

Formado por anéis concêntricos azuis brilhantes, o ‘OVNI donut’ apareceu em uma série de fotos publicadas no Twitter por um usuário, que tuitou para o CEO da SpaceX, Elon Musk, dizendo: “espero que [esta] seja a cápsula da SpaceX e não um invasão de OVNIs donuts.”

Explicação desafiadora

No entanto, enquanto a cápsula da SpaceX realmente fazia um retorno à Terra da Estação Espacial Internacional naquela noite, ela pousou a mais de 8.000 quilômetros de distância de Zurique, no Golfo do México. Portanto, é impossível que alguém na Suíça pudesse ver a reentrada da cápsula, como foi o caso dos espectadores que assistiram ao seu retorno em alguns dos estados americanos do Golfo. A cápsula caiu logo depois das 22:30h na segunda-feira (8/11), após uma descida incandescente pela atmosfera terrestre.

Além disso, de acordo com Marco Langbroek, pesquisador da Universidade de Leiden, na Holanda, é muito improvável que uma fotografia da cápsula pudesse ser tirada durante a sua passagem sobre a Suíça antes do pouso.

"Qualquer passagem [da Endeavour] sobre a Suíça antes do pouso naquela noite estaria completamente na sombra da Terra, isto é, não seria iluminada pelo sol e, portanto, não seria visível," disse Langbroek ao LiveScience.

SpaceX
A nave espacial SpaceX Crew Dragon atracando na Estação Espacial Internacional.

Então, qual era o objeto, senão a cápsula SpaceX? De acordo com Langbroek, pode ter sido simplesmente uma imagem difusa de uma estrela distante. "Estou certo de que o 'OVNI donut' nas imagens suíças é uma imagem fora de foco de uma estrela brilhante", disse Langbroek. "Parece que sim".

Nem todos concordam, no entanto, com as teorias que vão desde um pedaço de lixo espacial, como o corpo de um foguete, até um verdadeiro exemplo de atividade extraterrestre. Ambas as teorias foram formadas devido a algumas das imagens do objeto parecerem mostrá-lo deixando um rastro atrás dele, indicando que ele estava se movendo.

A falta de um período de tempo preciso para as fotos torna difícil vincular o objeto a qualquer coisa que se saiba estar no céu naquele momento. E como uma explicação definitiva pelos especialistas não foi possível, talvez nunca saibamos com certeza qual era o objeto.