Os americanos estão se preparando para um colapso "apocalíptico" devido ao eclipse solar

Um eclipse deve ser um dos espetáculos mais maravilhosos que podemos desfrutar... a menos que os turistas que vêm à sua cidade para observá-lo a façam colapsar.

Eclipse solar
No dia 8 de abril, milhões de americanos viajarão para cidades que verão o eclipse solar, o que causará um colapso "apocalíptico" nos serviços de tais cidades.

Em 8 de abril desse ano, a sombra da Lua escurecerá completamente os céus de parte da América do Norte por cerca de cinco minutos, transformando o dia em noite.

Há alguns séculos, este acontecimento foi motivo de medo por parte da população, atribuindo-lhe poderes sobrenaturais. Hoje sabemos que um eclipse nada tem a ver com isso, mas sim é algo que pode ser explicado de forma simples e racional.

Mas nas cidades que têm a sorte de estar na faixa de 185 quilômetros de largura onde a noite cairá em plena luz do dia, do México ao Canadá e atravessando os Estados Unidos, existe o medo de uma crise relacionada com este evento astronômico que foi alertada pelas autoridades locais.

"Apocalipse" turístico em formação

As autoridades de Gestão de Emergências do condado de Lorain, em Ohio (EUA), emitiram uma série de recomendações para moradores e visitantes, incluindo estocar alimentos, água e combustível antes deste evento, como se fosse um apocalipse iminente.

Acontece que, neste eclipse, o Sol estará no máximo solar ou próximo dele, e isso aumenta as chances de que as protuberâncias solares, aquelas serpentinas flagrantes que se desprendem de sua superfície, sejam mais visíveis em toda a coroa do que em outras ocasiões anteriores. Até a NASA alertou que “é provável que uma ejeção de massa coronal (uma grande erupção de material solar) seja observada durante o eclipse”.

pessoas olhando um eclipse
O grande fluxo de turistas pode colapsar cidades... o evento anterior mais recente foi o eclipse solar de 2017.

A grande afluência de turistas que esperam desfrutar daqueles poucos minutos maravilhosos que o acontecimento celeste nos proporcionará, está fazendo com que se preparem áreas ao longo do caminho da totalidade, onde a sombra lunar será absoluta.

Neste sentido, prevê-se um aumento do trânsito e dos tempos de espera em áreas públicas como hospitais, dificuldades no acesso a alimentos e combustíveis, entre outros abastecimentos. O grande número de pessoas também pode causar o colapso dos sistemas de comunicação celular devido ao aumento da atividade de telefonia móvel na área, sobrecarregando o sistema.

Preparando-se para os problemas

Todas as cidades ao longo do caminho do eclipse, grandes e pequenas, ficarão sobrecarregadas de turistas durante o eclipse.

Algumas, como Indianapolis, em Indiana (EUA), estão se preparando para uma paralisação ou pelo menos uma desaceleração do trânsito. O Departamento de Transportes de Indiana está limitando qualquer construção na área ao longo do caminho da totalidade. A Polícia Estadual também fará com que todos os policiais trabalhem naquele dia.

Colapso no trânsito, eclipse
Diversas cidades localizadas na faixa de totalidade já preparam suas forças policiais para ordenar o trânsito e prevenir incidentes ou acidentes rodoviários.

Não é apenas o problema do congestionamento. O aumento dos atrasos pode impulsionar uma condução agressiva por parte dos impacientes, o que pode causar um risco aumentado de acidentes.

Em Oklahoma, uma rede de câmeras portáteis está sendo instalada para monitorar o congestionamento do trânsito naquele dia. O Departamento de Transportes do Texas planeja ter guinchos de prontidão para lidar com quaisquer incidentes. Também há preocupações de que os motoristas possam provocar incêndios ao parar seus veículos quentes na grama seca.

Exagerado?

Os receios podem parecer exagerados, mas não são desprovidos de fundamento e de precedentes.

Em algumas partes do Texas, esperam que as suas populações se multipliquem temporariamente. Kerrville, uma cidade de 25 mil habitantes, estima receber quase meio milhão de visitantes. Já existiam precedentes no eclipse anterior.

compras em supermercado
Seguindo as recomendações das autoridades locais, muitos moradores estão se abastecendo de alimentos e água, diante do que se estima ser uma das maiores migrações turísticas nos EUA.

Em 2017, cerca de cinco milhões de pessoas viajaram em direção à totalidade do eclipse, e quase todos os observadores do eclipse chegaram ao seu destino de carro, dirigindo diretamente ou pegando um voo para um aeroporto próximo e dirigindo o resto do caminho.

Muitas cidades não estão preparadas em termos de infraestrutura para receber um número tão grande de turistas. Muitas das estradas têm duas faixas, o que pode atrasar severamente a circulação dos veículos.

trajetória do ecplispe, onde será observado
Nazas, município de 4.000 habitantes em Durango, norte do México, é o local onde o eclipse durará mais tempo, o centro da faixa da totalidade (marcada no mapa).

Embora o espetáculo astronômico prometa ser memorável, os desafios logísticos e de segurança para localidades situadas no caminho da totalidade não devem nos fazer esquecer a importância de desfrutar deste evento com segurança, lembrando aos espectadores a necessidade de proteger os olhos com óculos especializados para a observação do eclipses.