Europa começa 2021 em alerta para intensa tempestade de neve

Enquanto no Brasil a hidratação se torna importante neste período devido ao calor que faz em todo o país, na Europa está se vivendo uma das nevadas mais intensas dos últimos anos. A seguir, descubra o que aconteceu e o que está previsto para os próximos dias nesta região.

O calor do verão é forte no hemisfério sul e em nosso país, enquanto lá no norte, mais especificamente na Europa, as condições meteorológicas são totalmente diferentes. Uma tempestade de neve, que trouxe o ar frio do Ártico, atingiu vários lugares dessas latitudes, dentre eles o Puerto de Pontón na Espanha, Falcade na Itália e Bonneval na França.

Este fenômeno mantém em alerta 14 comunidades da Espanha. Mais de 300 pessoas tiveram que ser evacuadas devido a bloqueios nas estradas. A nevasca foi tão impactante que mais de 112 estradas estão totalmente bloqueadas no país. Além disso, no último domingo (03) foi relatada a morte de 2 pessoas durante uma cerimônia de casamento que foi atingida por uma avalanche, em Tirol del Sur.

Onda de frio para esta semana

A previsão de temperatura mínima no litoral da Espanha foi em torno de 0°C nesta terça-feira (05), no entanto, no interior da metade norte do país pode ser registrado até 7°C abaixo de zero. A atenção está voltada também para as rajadas de vento que durante a semana em zonas como Ebro, Pirineos e Cantabria. Somado a isto, são esperadas ondas de até 3 metros de altura e, por isto, é feito um alerta para que se tomem cuidados para evitar situações de risco.

youtube video id=NwIk7vWv-RA