Ondas de calor atingem Europa e EUA

Novas ondas de calor atuam no hemisfério norte trazendo temperaturas acima de 40ºC. França, Espanha, Estados Unidos e Portugal estão literalmente fritando neste mês de julho que tem a possibilidade de bater o recorde de mês mais quente desde que se iniciaram os registros.

Mesmo que haja redução drástica na emissão de poluentes do ar até o final do século, 48% da população ainda estará em risco. Fonte: Juntos pela Água.

Na semana passada a cidade de Nova York passou por um apagão que se repetiu neste domingo (21) em meio a uma onda de calor que castiga os Estados Unidos. A distribuidora de energia explicou que o consumo atingiu um novo recorde no domingo às 18H00. Foram gastos 12.063 megawatts no terceiro dia consecutivo da onda de calor na costa leste, com temperaturas de até 37ºC e uma sensação térmica de 44ºC. Os novaiorquinos tiveram a ajuda de 500 centros de resfriamento que foram organizados pelas autoridades locais após o prefeito declarar emergência. Três pessoas morreram em consequência do calor intenso no meio-oeste e outras duas em Maryland.

Na Europa, o calor intenso atinge vários países e deixa a situação caótica. O início do verão do hemisfério norte foi tímido, mas logo mostrou que pode ser um dos verões mais quentes da história após a primeira onda de calor na Europa. Portugal, Espanha e França devem receber altas temperaturas a partir de hoje (23).

Portugal passa por uma série de incêndios catastróficos. Esta semana, os portugueses deverão ter menos dias com intenso calor, mesmo assim as temperaturas em Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Castelo Branco e Bragança deverão oscilar entre os 36º e os 40ºC. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o calor nos próximos dias em Portugal não deverá ser classificado como onda de calor, já que há uma definição de no mínimo cinco dias consecutivos de calor intenso para a confirmação. O mesmo não se pode dizer da Europa Central, principalmente França e Espanha.

As temperatura podem chegar aos 41ºC no sul da França. Em Paris, há uma boa probabilidade de quebra de recorde com temperaturas próximas de 42ºC (o recorde anterior é de 1947 com 40,4ºC). Na Espanha, já foram registradas altas temperaturas significativas na Segunda-Feira (22) em toda a região de Madri (39ºC), Córdoba e Jaén (~41ºC). Bélgica, Itália, Holanda, Luxemburgo e Alemanha também não estão ficando para trás. As temperaturas devem beirar os 39ºC. Na Alemanha, já houve recorde de temperatura neste verão boreal em Brandeburgo (região que rodeia Berlim) onde foi registrado 38,6ºC.

A persistência de uma região de altas pressões sobre o Mediterrâneo Ocidental e França e ao consequente transporte de ar muito quente do Norte de África e do interior da Península Ibérica são as causas do aumento de temperatura na Europa. A expectativa é que o calor amenize no final de semana.

As temperaturas do mês de Julho seguem os picos de Junho (que foi considerado o mês de Junho mais quente da história). Agora, Julho pode bater um novo recorde: o mês mais quente desde que se iniciaram os registros. O ano de 2019 tem grandes chances de estar entre os 3 anos mais quentes.