Tufão Khanun com ventos de 180 km/h se aproxima da costa do Japão

Temporada de ciclones está agitada! Duas tempestades severas estão ativas no oceano, uma delas está causando chuvas e ventos intensos na costa do Japão.

Khanun Japão
Khanun e Dora: as duas tempestades ativas no Pacífico, e uma delas se aproxima da costa do Japão com ventos de 180 km/h.

Oceano agitado com 2 tempestades potencialmente perigosas ativas no hemisfério norte. Na semana passada o tufão Doksuri causou estragos na porção norte da China, com pelo menos 11 mortes e 27 pessoas desaparecidas. Dessa vez, outro tufão se aproxima da ilha japonesa Okinawa!

Khanun: tufão se aproxima do Japão

O poderoso tufão Khanun está se aproximando da ilha Okinawa, no sudoeste do Japão, entre terça e quarta-feira, com ventos intensos e mar agitado, provocando o fechamento do comércio local e transporte público.

Às 10h da terça-feira (01), o tufão Khanun foi classificado como um tufão muito forte de grande escala de categoria 4, com ventos de 180 km/h, segundo a Agência Meteorológica do Japão (AMJ). Durante a noite da terça-feira, os ventos intensos já foram observados nas ruas de Naha.

As autoridades afirmam que Khanun se desenvolverá ainda mais, mantendo seu nível de intensidade muito próximo da região de Okinawa na noite desta quarta-feira (2). As rajadas máximas podem atingir os 234 km/h, indicando um alto risco de tempestades e deslizamentos de terra. Centenas de voos foram cancelados nos principais aeroportos de Okinawa, além da suspensão do transporte público.

Khanun
Trajetória do tufão Khanun em direção ao sul do Japão.

Para esta quarta-feira (02), são esperados acumulados de 161 mm e ventos de até 140 km/h na cidade de Naha. O tufão deve perder velocidade sobre o Mar da China Oriental, se movendo a 20 km/h, e esse fator pode prolongar seus efeitos em Okinawa e Amami mesmo depois de quinta-feira.

Outra tempestade ativa: Dora

No sudoeste do Golfo do México, a tempestade tropical Dora se intensificou na última terça-feira (1). Seu deslocamento está orientado no sentido oeste-noroeste a 26 km/h, ventos de 65 km/h e rajadas de 85 km/h. O prognóstico do Serviço Meteorológico Nacional do México, mostra uma tendência da tempestade tropical se afastar da costa do país no decorrer desta quarta-feira, e de evoluir para furacão categoria 1 entre quarta e quinta-feira (3).

Embora esteja a 485 km a sudoeste de Manzanillo em Colima, a tempestade pode provocar chuvas pontuais com acumulados de até 75 mm.

Neste cenário de furacão, as rajadas de vento podem atingir 165 km/h. Além disso, chuvas estão previstas para o centro e sul de Taiwan de sábado a segunda-feira da próxima semana, enquanto chuvas à tarde estão previstas para o resto do país.

Qual a diferença entre tufão e furacão?

Furacões e tufões são o mesmo fenômeno climático: ciclones tropicais. Que nada mais é do que um sistema ciclônico, originado em águas tropicais ou subtropicais com circulação fechada em baixos níveis.

Os ciclones tropicais mais fracos são chamados de depressões tropicais. Se essa depressão se intensifica, de tal forma que seus ventos atingem 54 km/h, o ciclone se torna uma tempestade tropical. E ciclones com ventos acima de 119 km/h, são classificados como furacão, tufão ou ciclone tropical, dependendo de onde a tempestade se origina no mundo.

O termo furacão é usado no Atlântico Norte, Pacífico Norte Central e Pacifico Norte Oriental. E o mesmo tipo de distúrbio no Noroeste do Pacífico, é chamado de tufão.

Enquanto isso, no Pacifico Sul e no Oceano Índico, o termo genérico ciclone tropical é utilizado, independente da força do vento associada ao sistema meteorológico. Ou seja, tufões e furacões são os mesmos sistemas com nomenclaturas diferentes a depender da região de formação.