O verão mais quente já registrado no hemisfério norte chega ao fim

O verão do hemisfério norte terminou da maneira que começou, com um calor escaldante. As temperaturas do verão no hemisfério norte do planeta foram as mais quentes já registradas, de acordo com o último resumo mensal dos Centros Nacionais de Informação Ambiental da NOAA.

Aquecimento global
O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que se fez sentir nos últimos anos na Europa.

É cada vez mais provável que 2020, um ano repleto de todos os tipos de desastres meteorológicos, esteja entre os dois anos mais quentes já registrados. As temperaturas combinadas da terra e da superfície do oceano em agosto de 2020 foram 0,94°C acima da média, tornando o mês o segundo mais quente já registrado desde que os registros começaram em 1880. Apenas 2016, o ano mais quente registrado, teve agosto com temperaturas mais quentes. O mês de agosto de 2020 também marcou o 44º agosto consecutivo e o 428º mês consecutivo com temperaturas acima da média do século XX. Na verdade, os cinco meses de agosto mais quentes ocorreram desde 2015. Nosso clima está claramente aquecendo.

Para colocar nosso calor atual em uma perspectiva melhor, vamos pular para uma máquina do tempo de volta a agosto de 1998. Naquela época, as temperaturas globais tinham acabado de bater o recorde anterior em 0,2°C. Desde aquele agosto, oito anos se ultrapassaram essa marca, incluindo os últimos sete anos, muitas vezes por mais do que a mesma margem de 0,2 ° C. As temperaturas nos últimos anos no mês de agosto fizeram com que as temperaturas inacreditáveis em 1998 parecessem nada impactante.

O mergulho mais profundo nos padrões de calor em agosto revela alguns registros particularmente notáveis. Além de ser o agosto mais quente já registrado no Hemisfério Norte, o mês passado também teve a segunda temperatura mais quente da superfície do oceano em 141 anos. Isso ocorreu mesmo com a La Niña, com sua vasta extensão de temperaturas oceânicas mais frias do que a média através do Oceano Pacífico tropical, se desenvolvendo.

No total, 7,74% do planeta teve temperaturas recordes em agosto, incluindo a América do Norte e partes do sudoeste dos Estados Unidos, norte da Rússia, norte da América do Sul, sul da Ásia, Oceano Índico e Oceano Pacífico Ocidental. Na verdade, um novo recorde histórico de alta temperatura em agosto para os Estados Unidos pode ter sido estabelecido no Vale da Morte, Califórnia, já que o supostamente atingiu 54,44°C em 16 de agosto. Em contraste, enquanto algumas partes do extremo leste da Rússia estiveram com temperaturas abaixo da média. Em nenhum lugar da Terra houve registro de recorde de temperaturas frias.

Até agora, 2020 foi o segundo ano mais quente já registrado, atrás apenas de 2016. Impulsionando essa alta classificação tem sido o calor surpreendente em toda a Ásia, com anomalias de temperatura no acumulado do ano acima de 3°C. Com base em quanto as temperaturas têm sido mais quentes do que a média até agora, há uma grande chance de que 2020 será um dos cinco mais quentes já registrados.