O que ver no céu em julho? Saiba quais observações astronômicas fazer!

O mês de julho será marcado por chuva de meteoros, cometas e alinhamento de planetas. Além disso, irá acontecer uma Super Lua esse mês. Diversos lançamentos também marcarão datas de julho na exploração espacial.

O que observar no céu noturno do mês de Julho
O que observar no céu noturno do mês de Julho: cometas, chuvas de meteoros, lançamentos e a primeira Superlua de 2023.

O inverno acabou de começar no hemisfério Sul. As noites ainda estão mais longas e continuarão assim por boa parte de julho. É possível aproveitar essas noites longas para a melhor observação do céu noturno e aumentar a probabilidade de observar eventos.

Em julho, acontecerá uma Superlua então já se prepare para observar a Lua Cheia com maior brilho do que o comum. É possível que a Lua Cheia interfira em algumas observações justamente pelo brilho tomar conta do céu noturno.

Para quem gosta de exploração espacial, diversos lançamentos acontecerão esse mês. Inclusive um lançamento tripulado no final do mês. Aqui pontuamos os principais eventos que acontecerão no mês de julho.

Alinhamento de planetas

Nesse mês ocorrerá um alinhamento dos planetas Mercúrio, Vênus e Marte. Eles estarão alinhados no céu próximos à constelação de Leão. Infelizmente, a Lua também brilhará próxima da constelação de Leão podendo interferir na observação.

Um alinhamento planetário acontece quando dois ou mais planetas estão reunidos na mesma região do céu.

O alinhamento acontecerá no dia 22 de julho. Nesse mesmo dia, Vênus começará o movimento retrógrado que é quando a trajetória do planeta passa a impressão de se inverter no céu. Porém, o movimento retrógrado é apenas uma ilusão de óptica causada pelas órbitas e velocidades dos planetas.

A primeira Superlua de 2023

Esse mês acontecerá a primeira Superlua logo no dia 3 de julho. Uma Superlua acontece quando a Lua está na sua fase cheia e ao mesmo tempo está no ponto mais próximo da Terra. Isso faz com que o brilho dela aumente um pouco mais de 10% e ela parecerá bem maior no céu.

Porém, caso você perder a Superlua esse mês pode ficar tranquilo que a próxima acontecerá logo no dia 1º de agosto e também no dia 31 de agosto. Ainda há uma segunda possibilidade de observar a Superlua esse ano.

Cometas

Esse mês começa a visita de um cometa especial próximo da Terra. O cometa Hartley 2 ou 103P/Hartley passará próximo de nós a partir desse mês até o final desse ano. Ele não poderá ser visto a olho nu, porém caso tiver telescópio ou binóculos em um lugar escuro, você poderá usufruir da beleza dele.

Cometa Hartley 2
Cometa Hartley 2 só passará de novo próximo a nós no próximo século. Imagem captura pela missão EPOXI da NASA. Crédito: NASA

Será a única vez que o cometa passará próximo de nós nesse século então é a última oportunidade para observá-lo. O cometa só voltará a visitar a Terra no próximo século. Ele poderá ser visto de ambos os hemisférios.

Chuva de meteoros

O mês de julho estará bem preenchido por chuva de meteoros. Ao total serão 5 chuvas de meteoros que poderão ser vistas em diferentes regiões do planeta.

Chuvas mais fracas com apenas 5 meteoros por horas serão vistas. A chuva Pegásidas de Julho no começo do mês, as Piscis Austrinídeos e γ-Draconídeos no dia 28 de julho, e por fim teremos a α-Capricornídeos no dia 30 de julho.

Mas se você quer algo mais animado, no dia 30 de julho terá a chuva de meteoros δ-Aquáridas do Sul que poderá trazer 25 meteoros por hora. Aguarde para observar estrelas cadentes cortando o céu!

Exploração espacial

Alguns lançamentos acontecerão esse mês como o enxame de satélites da empresa Rocket Lab no dia 14 de julho juntamente com a NASA e satélites separados também serão lançados.

O mês fica marcado com o lançamento da Euclid pela ESA no dia 1 de julho. Euclid é uma missão espacial que tem como objetivo estudar estruturas do Universo, além como a distribuição de matéria escura e a expansão do Universo.

Euclid pela agência espacial europeia
A missão Euclid tem como objetivo investigar matéria escura e energia escura. Crédito: ESA

Por fim, teremos o lançamento do Atlas V que levará a cápsula CST-100 Starliner tripulada. O lançamento está previsto para acontecer no dia 21 de julho.