O que são plantas híbridas? Uma criação da natureza e do homem!

Ao longo da evolução de uma espécie, sempre há mudanças para se adaptar ao meio em que vive. No reino vegetal não é exceção. Contamos-te sobre o as plantas híbridas.

plantas híbridas
Com o passar dos anos, as plantas recorrem a essa prática para sobreviver.

Comecemos por nos situar no plano existencial. Um híbrido, em termos de seres vivos, por definição geral, é aquele que possui genes de dois espécimes diferentes, e que pertencem à mesma espécie. Essa combinação pode ocorrer na natureza sem intervenção humana, embora também possa ser produto da intervenção humana.

Atualmente, a ciência recorre a essa prática nas plantas, justamente buscando obter melhor genética. Neste artigo, revisaremos rapidamente como as espécies de plantas se reproduzem. As plantas produzem sementes através da reprodução sexual: o pólen da planta masculina fertiliza o óvulo da planta feminina.

Isso então se desenvolve para formar uma semente que contém o embrião de uma nova planta. Este carrega características genéticas dos pais masculino e feminino. A troca de pólen entre indivíduos da mesma espécie ocorre de forma aleatória na natureza. Fatores como vento ou insetos distribuem o pólen.

A distribuição desregulada do pólen é conhecida como "polinização aberta", resultando em uma "dispersão" aleatória de características genéticas. Os indivíduos que compõem a população podem ser muito variados, com diferenças de vigor, fecundidade, estatura, resistência, tolerância ao estresse, desenvolvimento radicular, etc.

As plantas híbridas são benéficas?

Segundo o que vários estudiosos citam, o foco não está em saber se espécies desse tipo são "boas ou más", pois ao longo da história da Terra, as espécies evoluíram, produto de muitos cruzamentos ou hibridações. De fato, diz-se que esse tipo de reprodução permite que as espécies evoluam, adaptando-se às mudanças.

Vamos esclarecer alguns conceitos como gênero e espécie. O gênero, em botânica, refere-se a um conjunto de espécies que evoluíram de maneira muito semelhante, a ponto de compartilharem características, tendo um modo de vida e sobrevivência muito semelhantes. Por exemplo, o gênero Prunus inclui aquelas árvores e arbustos em que a amendoeira (Prunus dulcis) é encontrada.

A espécie está no gênero

No que diz respeito à espécie, ela está dentro do gênero, sendo o nome específico dado a um determinado grupo de seres vivos, que são praticamente idênticos entre si. Então, o que é que pode hibridizar? Em geral, duas espécies diferentes, pertencentes ao mesmo gênero, se enquadram nessa prática.

Um exemplo de híbrido natural é a palmeira Washingtonia filibusta, que vem de um cruzamento entre a Washingtonia filifera e a Washingtonia robusa. A primeira compartilha características de cada uma, como o tronco fino da última, e ter mais filamentos que a filifera. Esta espécie híbrida revela-se mais resistente ao frio.

Hibridizações de diferentes gêneros

Em certos casos, plantas de diferentes gêneros também são hibridizadas. Segundo a literatura de referência, estas práticas são fruto da intervenção humana, cabendo a este último a seleção dos espécimes que lhe interessam, cabendo-lhe a polinização. Nessas circunstâncias, a planta resultante terá genes de cada um de seus pais.

No caso hipotético (já que não é algo que possa ocorrer pela natureza ou por intervenção humana), de uma cerejeira hibridizar com uma amendoeira, as características que esta nova planta poderia ter seriam: resistência à seca (amendoeira), mas com frutas carnudas (cereja); além disso, cresceria apenas em solo fértil (cerejeira), mas com frutos secos (amendoeira).

Alguns exemplos de espécies híbridas

O cipreste Leyland, um híbrido natural que vem do cruzamento entre Cupressus macrocarpa e Callitropsis nootkatensis. Suas características incluem ser uma conífera perene que atinge uma altura aproximada de 20 metros, sendo muito utilizada para criar sebes altas em jardins. Por seu lado, também temos o Gerbera x hybrida.

Esta espécie híbrida é o resultado do cruzamento entre Gerbera jamesonii e Gerbera viridifolia, que é uma planta herbácea que pode atingir 30 centímetros de altura, e que produz flores em forma de margarida, de cores muito variadas, como laranja, vermelho, amarelo ou rosa. Para finalizar, há o planalto de sombra (Platanus x hispánica), uma árvore caducifólia de 20 metros de altura.