Estranhas criaturas com aparência pré-histórica surgiram em um lago dos EUA

Como se não bastasse surgir uma nova criatura, um verdadeiro “enxame” de triops apareceu em um lago dos EUA. O animal com aparência pré-histórica surpreendeu turistas e cientistas.

ttriops
Espécime de triops. Foto: KAI A QUANTA

Na manhã desta terça-feira (11) turistas e cientistas foram surpreendidos por uma centena de criaturas estranhas com aparência pré-histórica mas também semelhante a um caranguejo, ou um escorpião ou seria uma arraia? É a pergunta que não quer calar.

Os animais surgiram no norte do Arizona (EUA) depois do registro de uma chuva torrencial e ainda não se sabe a origem de fato das novas criaturas. Eles eclodiram de minúsculos ovos e então começaram a nadar em volta de um lago temporário em meio a uma paisagem desértica. Quem revelou tudo isso foram as autoridades do Monumento Nacional Wupatki.

São criaturas pequeninhas, do tamanho de um girino e levam o nome de Triops. Seus ovos têm a capacidade de ficarem adormecidos durante décadas no deserto até que aconteça uma chuva torrencial, suficiente para criar lagos e o clima adequado para o desenvolvimento dos filhotes que posteriormente colocam ovos para a próxima geração, segundo a Central Michigan University.

Mas o que seria esse estranho animal?

Imagina encontrar um ser tão raro e estranho que as pessoas não saibam do que se trata e nem como agir? Foi o que aconteceu. É muito raro este encontro de Triops em lagos temporários e por isso mesmo que quando os turistas detectaram as estranhas e pré-históricas criaturas, os funcionários do parque não sabiam nada sobre eles e não havia claro, um protocolo sobre o que fazer.

triop
Um espécime do chamado 'camarão dinossauro' ou triops. Foto: L CARTER

De imediato, as pessoas que tiveram contato com o Triops acharam que se tratava de uma população de sapos que vivem em tocas subterrâneas e ficam por lá durante o período seco e só saem para desova quando uma chuva expressiva acontece criando lagos temporários.

Ao segurarmos a criatura nas mãos percebemos que não tínhamos nem idéia do que eram as criaturas de fato, eram algo jamais visto.

O significado em grego de Triops é três olhos e esses crustáceos são até chamados de “camarão dinossauro” por conta de sua longa história evolutiva. Segundo a Central Michigan University, os primórdios dessas criaturas evoluíram no período devoniano, entre 419 e 359 milhões de anos atrás.

Podemos chamá-los de fósseis vivos?

Pesquisadores relataram que os Triops não são exatamente iguais aos seus ancestrais e que por isso não podem ser considerados fósseis vivos, mas ressaltam que sua semelhança física externa é muito grande com as primeiras criaturas que existiram.

De modo geral, existem dois gêneros na família Triopsidae que são os Triops e os Lepidurus, que juntos constituem até 12 espécies.

Os que foram encontrados em Wupatki tendem a ser os Triops longicaudatus, uma espécime encontrada geralmente em piscinas de água doce e de vida curta, ou seja, aquelas conhecidas como vernais encontradas em locais de toda a América. Porém, ainda serão necessárias análises científicas para confirmação da espécie.

triops
Centenas de criaturas estranhas, de aparência pré-histórica (e origem) surgiram nos dias de hoje no norte do Arizona (EUA) após a passagem de uma chuva torrencial. Foto: L CARTER

O Triops pode alcançar até quatro centímetros de comprimento após sua eclosão, e possui uma concha em forma de escudo que o deixa até parecido com o formato de uma arraia em miniatura. A criaturinha possui dois grandes olhos com a borda preta e um pequeno ocelo entre eles.

O Triops tem um tempo de vida de até 90 dias, porém, neste caso, o lago se formou depois que as chuvas duraram cerca de três a quatro semanas segundo os especialistas, e com isso, quase que se forma imediata, os pássaros que ali habitam logo perceberam a presença da nova comida e começaram a mergulhar na água para devorar as criaturas.