O ovo subiu de preço: descubra 10 substitutos que mantêm a proteína e reduzem o gasto
Com o preço do ovo nas alturas, trazemos aqui dez opções de alimentos proteicos que podem ser usados como substitutos, fazendo você economizar e para que não fique sem esse nutriente importante.

O ovo é um dos alimentos que tiveram seu preço disparado nos últimos meses aqui no Brasil. Uma das principais fontes de proteína, agora está ameaçada na mesa da população. Seu preço elevado tem aumentado a procura por outras fontes mais baratas de proteína, sem precisar abrir mão desse nutriente importante. Assim, você economiza e se mantém com saúde!
Por isso, trazemos aqui 10 opções de proteínas para substituir o ovo. Acompanhe conosco.
10 substitutos proteicos ao ovo
Veja abaixo as dez opções que igualam ou superam o ovo em teor proteico:
- Peito de frango: a cada 100g de peito de frango tem-se cerca de 30g de proteína. É uma carne magra, versátil e eficiente para a ingestão proteica. A dica é usar em panquecas, crepiocas e sanduíches com pão integral, ou até grelhado.
- Atum: em 100 gramas de atum enlatado, há cerca de 25 gramas de proteína; além disso, ele é rico em ômega-3, uma gordura com efeito anti-inflamatório. Você pode consumir direto como ele vem na lata ou fazer um patê cremoso para sanduíches.

- Iogurte: um potinho de iogurte grego natural, por exemplo, tem cerca de 14g de proteína, além de conter cálcio e probióticos que beneficiam a saúde intestinal. Pode consumir sozinho ou acrescentar frutas, grãos e mel.
- Queijo branco: o queijo branco, como o cottage, tem cerca de 14g de proteína por 100 gramas de produto. É uma opção leve e com baixo teor de gordura. Outras opções de queijo branco são a ricota e o queijo minas frescal.
- Oleaginosas: as oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes, amendoim, pistache) são uma boa fonte de proteínas vegetais. Em média, há cerca de 20 gramas de proteínas vegetais em 100 gramas desses alimentos. Além disso, são fontes de gorduras saudáveis, fibras, vitaminas e minerais.
- Carne bovina magra: cortes bovinos como patinho e músculo possuem cerca de 26 gramas de proteína a cada 100 gramas de carne. Também são ricos em ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Claro, a carne bovina também não está barata atualmente, mas ela entrega quase o dobro de proteína por porção em comparação ao ovo.

- Quinoa: é um grão excelente em fonte de proteína, além de ser rico em outros nutrientes, como fibra, magnésio, ferro, potássio, vitaminas do complexo B e zinco. Inclusive, é considerada um superalimento. Em 100g desse grão, há cerca de 14g de proteínas de origem vegetal.
- Tofu: o tofu firme é um derivado da soja que pode ser usado em diferentes tipos de receitas, sendo grelhado, refogado ou utilizado tanto em pratos salgados quanto doces. Inclusive, é uma opção para quem adota a dieta vegana. Possui cerca de 18g de proteína em 100g do produto.
- Lentilha: outra opção vegetal rica em proteínas. Usada como uma opção ao feijão, a lentilha tem cerca de 9 gramas de proteínas em 100 gramas do alimento cozido.
Referências da notícia
Ovo mais caro: veja dez alternativas para substituir a proteína. 21 de abril, 2025. Rafaella Dorigo.
Ovo está caro; substitua a proteína por esses 10 alimentos mais baratos. 19 de fevereiro, 2025. Band Receitas/Redação.