O outono começa hoje: qual a tendência do clima no trimestre?

Para o centro-sul do país, principalmente para a região sul, o outono é a época do aumento da frequência e da intensidade das frentes-frias, com direito a vegetação avermelhada, tempo ameno e brisas constantes.

outono 2021
Apesar de o centro-norte do Brasil não sentir os efeitos do outono de forma aparente, algumas mudanças dos sistemas meteorológicos também impactam essa região

Hoje, 20 de março de 2021, às 06h38, se iniciou a estação do outono que deve perdurar até o dia 21 de junho. O outono é a estação do ano que sucede o verão e antecede o inverno. O começo do outono, assim como o começo da primavera, é marcado pelo exato instante que os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador. Isso resulta em dias e noites com duração iguais, fenômeno que é chamado de equinócio e ocorre duas vezes por ano.

Climatologia do outono

O início do outono é um período importante para a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Entre o final do mês de março e o final do mês de abril, a ZCIT atingi sua posição mais austral, ou seja, mais ao sul. Este deslocamento da ZCIT influencia as chuvas do extremo norte do país. Já o final do outono, entre maio e junho, marca o início do deslocamento da ZCIT para o HN, ou seja, gradualmente diminuindo a precipitação no extremo norte. Portanto, climatologicamente, o extremo norte do país é beneficiado com essas chuvas durante boa parte do outono.

Climatologicamente, a convecção da Amazônia está bastante ativa durante o início do outono, provocando muita chuva devido ao aquecimento radiativo da superfície e contribuindo para o deslocamento da Alta da Bolívia mais para o norte. As regiões litorâneas são favorecidas pelos sistemas de brisa que transportam umidade do oceano para o continente auxiliando na manutenção das chuvas.

Uma das principais características do outono nas regiões temperadas é a redução gradativa das temperaturas diárias, que passam de elevadas a mais amenas, antecipando o período frio que vem na sequência.

No centro-sul do país, principalmente no sul, as frentes frias se deslocando mais frequentemente e tendem a dominar a precipitação e a modular as temperaturas nestas áreas.

Situação atual

No pacífico equatorial, as condições de La Niña estão presentes. Porém, a La Niña está enfraquecendo e, de acordo com a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), existe uma probabilidade de 60% de chance de que a fase neutra do ENSO se estabeleça durante este outono do hemisfério sul.

Atualmente, no oceano Atlântico, as anomalias de temperatura estão próximas da climatologia na costa do Nordeste e deve permanecer assim durante todo o outono. Portanto, não deve ter impacto significativo para a precipitação nessa região. Já entre o sul e o Sudeste, as anomalias estão positivas e devem favorecer as chuvas no litoral.

Dependendo da sua fase, a oscilação Madden-Julian (MJO) pode favorecer ou não as chuvas sobre o Brasil. Geralmente, o MJO tende a ser mais ativo durante os anos neutros do ENSO. Atualmente, o MJO está fraco, mas ativo entre a fase 8 e fase 1, o qual tende a favorecer as chuvas no brasil. Porém, de acordo com as previsões do NCEP, esse sistema deve perder amplitude no início de abril. É algo que deve ser acompanhado durante o outono.

As regiões Norte e Nordeste do país registram altas temperaturas para o período do outono, que variam entre 22º C e 32º C, e também os índices pluviométricos mais elevados do outono para o país.

A Oscilação Antártica é outro item importante para previsão sazonal. Quando esta oscilação está positiva, não há favorecimento de entradas de sistemas frontais pelo sul do país, assim auxiliando as chuvas e queda de temperatura. Quando negativa, o inverso ocorre. Atualmente, a oscilação antártica está positiva, mas a previsão é que se torne neutra ou levemente negativa nas próximas semanas.

O Dipolo do índico está neutro e a tendência é que se mantenha assim até pelo menos agosto. Portanto, os efeitos das teleconexões associadas a este sistema não irão atuar no Brasil neste outono.

Previsão do outono

De acordo com a previsão sazonal por conjunto do centro europeu, a única região do país que deve apresentar chuva acima da média é o extremo norte da região norte. O resto do país deve ficar próximo da climatologia ou um pouco abaixo da média.

Já as temperaturas do outono também devem ficar próximas a média climatológica em todo país com pequenas variações. A exceção é o Nordeste e o centro-oeste do brasil que devem apresentar temperaturas levemente acima da média, principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.