O furacão Delta evolui rapidamente para a categoria 4

A temporada de furacões de 2020 nunca para de nos surpreender. Nas últimas horas, testemunhamos uma intensificação muito rápida do Delta, que atualmente é um furacão de categoria 4 e suas consequências podem ser catastróficas na Península de Yucatán.

Em apenas 24 horas, Delta deixou de ser uma tempestade tropical para se tornar um grande furacão de categoria 4, com ventos sustentados de 210 km/h. Há algumas previsões que sugerem que ele poderá ainda se tornar mais forte e, analisando a sua intensificação explosiva no momento, não se pode descartar que possa chegar à categoria 5. Como se não bastasse, os modelos prevêem que em apenas 12 horas ele atingirá o continente no perto de Cancún, então as consequências podem ser catastróficas.

De acordo com as últimas informações do Centro Nacional de Furacões, Delta é um furacão muito compacto e simétrico, com uma pressão que nas últimas horas caiu para 955 hPa. O baixo cisalhamento vertical do vento, as águas quentes pelas quais ele se move e um suprimento extra de umidade tornaram possível que este furacão se intensificasse tão rapidamente. E, como comentamos, há uma grande incerteza em sua evolução nas próximas horas, quando poderá se tornar ainda mais forte.

Do HNC alertam que nas próximas horas as chuvas poderão ser torrenciais na metade norte da Península de Yucatán, a que se somam os efeitos da onda de tempestades, que podem ser devastadoras para o litoral, e os estragos causado pela força do vento. Por esta razão, as evacuações para o interior já começaram nas áreas turísticas.

As chuvas também serão intensas nas Ilhas Cayman e no oeste de Cuba. Delta enfraquecerá com o landfall, embora ganhará força ao atravessar o Golfo do México. No entanto, a priori no setor norte não encontrará tais condições favoráveis (cisalhamento maior e águas mais frias), mas ainda será um perigoso furacão de categoria 3 "grande furacão", sem descartar que poderá chegar a 4 novamente.

Mapas indicam que atingirá a costa entre Louisiana e Mississippi na sexta-feira, cujas costas seriam afetadas por ventos com força de furacão e tempestades com risco de vida. À medida que avança sobre a terra, ele enfraquece. Delta é de longe o ciclone tropical mais forte com um nome grego até hoje.