Nova York está afundando devido ao peso de seus arranha-céus!

A cidade está afundando cerca de 1 a 2 mm a cada ano, em média, piorando os efeitos do aumento do nível do mar e a ameaça de inundações.

Nova York
Atualmente, Nova York ocupa o terceiro lugar no mundo em risco de inundações costeiras.

Novas pesquisas concluíram que a cidade de Nova York está afundando em parte devido ao peso extraordinário de seus prédios vertiginosos, agravando a ameaça de inundação imposta à metrópole pelo aumento do nível do mar.

A Big Apple está afundando a uma taxa de 1 a 2 milímetros por ano, em média, embora algumas partes da cidade estejam afundando duas vezes mais, dizem os pesquisadores.

Uma população profundamente concentrada de 8,4 milhões de pessoas enfrenta vários graus de perigo de inundações na cidade de Nova York”, observaram os pesquisadores no estudo publicado na revista Earth's Future.

Essa subsidência agrava o impacto do aumento do nível do mar, que está acelerando a uma taxa aproximadamente o dobro da média global, à medida que as geleiras derretem e a água do mar se expande devido ao aquecimento global. A água que flanqueia a cidade de Nova York aumentou cerca de 9 polegadas desde 1950, e grandes inundações podem ser até quatro vezes mais frequentes do que agora até o final do século devido a uma combinação de aumento do nível do mar e tempestades. mudar.

O solo da cidade de Nova York

A geologia de superfície desta cidade é um terreno glacial complexo que, segundo os autores do estudo, inclui sedimentos, areia, depósitos de argila, moreias glaciais, lavagem e cultivo, depósitos de praia e afloramentos rochosos.

Nova York
Calcularam a massa de 1.084.954 edifícios nos cinco bairros da cidade.

O enorme peso dos edifícios está empurrando para baixo esta confusão de materiais. E enquanto muitos dos edifícios maiores são construídos em rocha sólida, como o xisto, há uma mistura de outras areias e argilas que foram construídas que aumentam essa subsidência.

“A pressão cumulativa aplicada ao solo por grandes edifícios contribui para a subsidência não apenas pelo recalque primário inicial causado pela compressão do solo e espaço vazio reduzido, mas também pelo possível recalque secundário causado por fluência em camadas ricas em argila. que pode continuar indefinidamente”, eles explicam na pesquisa.

Um peso equivalente a 140 milhões de elefantes

Os autores do estudo calcularam a massa de 1.084.954 edifícios nos cinco bairros da cidade e compararam isso com o tipo e as condições do solo. Todas essas estruturas, entre as quais o famoso Empire State Building, pesam cerca de 760.000 milhões de quilos, o que equivaleria a cerca de 140 milhões de elefantes.

É provável, acrescentam os autores, que o aumento da urbanização exacerbe a subsidência da extração de águas subterrâneas e da densidade de edifícios, o que, combinado com a aceleração do aumento do nível do mar, implica em um aumento do risco de inundação nas cidades costeiras.

Grave histórico recente de inundações na Big Apple

Atualmente, Nova York ocupa o terceiro lugar no mundo em risco de inundações costeiras.

Dois furacões recentes já causaram vítimas e danos graves na cidade: “Em 2012, o furacão Sandy forçou a entrada de água do mar na cidade, enquanto as fortes chuvas do furacão Ida em 2021 colapsaram os sistemas de drenagem devido ao grande escoamento dentro da cidade, principalmente pavimentada” , expõem os pesquisadores.

"Não é algo para entrar em pânico imediatamente, mas há um processo contínuo que está aumentando o risco de inundações", disse Tom Parsons, geofísico do US Geological Survey, que liderou a pesquisa.